quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Cooperativa dos Garimpeiros do Lourenço



Presidente tem reunião no Departamento Nacional de Produção Mineral em Brasília

Principal fonte de renda do distrito de Lourenço, em Calçoene, o extrativismo mineral precisa ser adequado às normas e aos procedimentos legais, principalmente quanto às questões de meio ambiente, de mineração e de segurança do trabalho. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) é uma forma de se fazer isso. Em vigor há mais de um ano, o Termo assinado com o Ministério Público Federal rendeu bons frutos aos cidadãos do distrito e foi tema da reunião realizada na sede do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), nesta quarta, 17. O saldo do encontro foi bastante positivo, segundo a idealizadora do projeto, deputada Dalva Figueiredo (PT). Segundo ela, agora, possíveis acidentes de trabalho e também desastres ambientais poderão ser evitados. 


A intenção dos diretores do DNPM é garantir a aplicação das normas para o bem de toda a população, do meio ambiente e da segurança dos trabalhadores. A cooperativa que opera na cidade também deve se regularizar, dentro das regras estabelecidas. Além da deputada federal Dalva Figueiredo, estiveram presentes vários diretores do DNPM e o presidente da Cooperativa dos Garimpeiros do Lourenço (COOGAL), Antonio Sousa Pinto. Para a deputada a regularização pode dar mais condições de trabalho e tranqüilidade aos operários da mina: “Vejo aqui uma vontade em ajudar e dar mais qualidade de vida a aquela gente que labuta em busca do sustento com a exploração do ouro”. A Coogal vem lutando e buscando todos os apoios necessários para atender as exigências do TAC. “Estamos buscando este entendimento para que tenhamos mais tranqüilidade e os trabalhadores possam desenvolver suas atividades com mais dignidade”, ressaltou o presidente da Coogal.

Flavia Scanferla

4 comentários:

  1. Antônio, você está de parabéns pelo seu trabalho que vem desenvolvendo na COOGAL.

    Aníbal Tavares, Ariquemes-RO.

    ResponderExcluir
  2. Antônio, você está de parabéns pelo seu trabalho que vem desenvolvendo na COOGAL.

    Aníbal Tavares, Ariquemes-RO.

    ResponderExcluir
  3. É realmente uma pena que o Toinho (Presidente da COOGAL) tenha que administrar sempre com ELE (...) por trás de qualquer atitude que venha a ser tomada. O Toinho não é má pessoa, porém, não tem peito de fazer o que precisa ser feito, aí nada acontece no sentido de mudanças construtivas na COOGAL. Que Deus o encorage, ilumine e lhe dê forças para de fato mostrar ao que veio. Gosto do Antonio mas ...

    ResponderExcluir
  4. COOGAL, PARABÉNS!!!
    Meus parabéns ao Presidente da COOGAL Toinho, pela Abençoada contratação deste EXCELENTE Médico que está nos atendendo lá na Cooperativa como também aquí na Vila do Lourenço. Sinceramente, Deus é MUITO BONDOSO ao permitir que um profissional deste calibre esteja aquí neste buraco de mundo para nos socorrer em nossas dificuldades de saúde. É assim mesmo Toinho que se administra: Para o povo. Obrigado Deus e abençoe o Dr. Eurípedes para que ele não nos deixe à mercê da sorte.

    ResponderExcluir

Acompanhe

Clique para ampliar