terça-feira, 26 de junho de 2012

Do jornal Metro: "Randolfe: `sofro pressão de todos os lados`”


Senador em primeiro mandato, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) falou com exclusividade ao Metro sobre a atuação na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do Cachoeira, a montagem de uma ala independente para enfrentar possíveis   direcionamentos das investigações e o projeto político que, no futuro, pode incluir a disputa do cargo mais alto da República.

A CPMI perdeu o rumo?

Não. Meu sentimento é de que a CPI sabe onde tem que seguir, mas tem demonstrado medo. É como uma pessoa que vai para o aeroporto com passagem na mão e não embarca porque tem medo de avião. A investigação não é mais sobre a contravenção.É a negociação de porão da Delta.

Por que a CPI não produziu nada até agora?

Por uma razão apenas: a CPI está com receio das relações que serão inevitavelmente descobertas. Uma rede de contatos que, sozinha, justificaria o temor de não seguir em frente e blindar depoimentos como os do Pagot e do Cavendish.

Se ao final, a CPI terminar em pizza, como o senhor acredita que a sociedade vai interpretar?

Será a maior desmoralização da história do parlamento. Isso ficará claro. Onde reside minha esperança é na pressão da sociedade e da imprensa para que a CPI siga adiante.

O que motivou a criação do bloco independente?

Queríamos constituir um grupo sem interesses partidários. Sempre nos pautamos pela estratégia de viabilizar a CPI e evitar que ela seja derrotada, investigando quem tiver que investigar. Temos um núcleo fiel. Pelo menos sete são ponta-firme e vão seguir nessa linha.

Como o grupo é visto pelos demais integrantes da CPI?

Todos os que não querem a investigação não vão aprovar a nossa postura. Me cederam uma vaga que seria do PSDB-DEM, mas sou atacado por todos os lados por ser independente. A estratégia de desqualificação existe, é da política.

Existe o temor de que os parlamentares fiquem isolados ou sofram retaliação?

Isolamento na política sempre é ruim. Claro que vamos sempre buscar apoio. Nenhuma ação me preocupa. Estou consciente do que devo fazer no meu mandato.

A sua atuação é comparada às de Heloísa Helena e Marina Silva, que, com o destaque adquirido, concorreram à Presidência. O senhor persegue o mesmo sonho?

Lógico que quem está na política tem pleitos eleitorais. Participo sem expectativas. Uso a frase: “Cada dia com sua agonia”. Minha concentração agora é para que a CPI dê certo. O que vier para o futuro não posso prever. Não vim para o Senado com esse objetivo. Tudo tem seu tempo abaixo dos céus. O tempo agora é de CPI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar