sexta-feira, 22 de junho de 2012

Senado Federal

 
Boletim nº 11 / 18 a 22 de junho de 2012
 
20.06
Rio+20

O presidente do Senado, José Sarney, confia na capacidade da sociedade de pressionar seus governantes a adotarem posição em favor da preservação do planeta. Para ele, a Rio+20 cumprirá a função de ampliar a consciência mundial sobre a necessidade de proteção do meio ambiente. “Não devemos nos limitar a dizer que os documentos que sairão da Rio+20 serão tímidos, ou que não serão capazes de definir metas, pois, numa conferência tão grande, é difícil se chegar ao consenso”. Avaliou que o mais relevante é o avanço na construção de uma consciência global. Considerou frustrante, porém, a ausência de líderes de países ricos no evento. São os primeiros responsáveis pelos impactos globais sobre o planeta e hoje os maiores poluidores, cobrou.
19.06
DataSenado 


Anfitrião de duas conferências mundiais sobre meio ambiente, o Brasil mostra a importância que atribui à causa: 90% dos cidadãos acreditam que preservar a natureza pode contribuir para o desenvolvimento econômico. Apenas 8% consideram que preservar o meio ambiente atrapalha o crescimento da nação. "A pesquisa mostra que há consciência nacional sobre o problema ambiental e que a população está disposta a fazer sacrifícios, contanto que se preserve o meio ambiente ", sintetiza o presidente Sarney depois de verificar os números da sondagem, realizada pelo Serviço de Acompanhamento da Opinião Pública do Senado, a Sepop. O levantamento foi feito entre 1º e 14 de junho, junto a 1,2 mil moradores de 119 municípios, incluindo as capitais de todos os estados brasileiros.
20 a 22.06
Fórum Senado Brasil 2012

apolitismo como ameaça à democracia inaugurou o ciclo de debates "Democracia em tempos de mutações" nesta quarta-feira no Senado, e que continua até o dia três de julho - sempre às 18h30, no auditório do Interlegis. Na quinta-feira, 21, foi debatido o consenso na democracia. A semana foi fechada com conferência sobre a evolução do homo sapiens para o homo civilis. O evento se repetirá em agosto. Sempre com a presença de renomados pensadores contemporâneos, brasileiros e estrangeiros. Aberto ao público, o fórum oferece inscrições pelo site ou no próprio local. É promovido por comissão especial do Senado, instituída pelo presidente Sarney, para fomentar a reflexão. Presidida pelo embaixador Jerônimo Moscardo, cuida da realização de seminários especiais que, no decorrer do ano, debaterão grandes temas da atualidade.
19.06
Contas do Executivo
 19.06
Jorge Amado
 
Cumprindo ritual anual, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, acompanhado do ministro José Múcio Monteiro, formalizou a entrega ao presidente Sarney do relatório e parecer prévio sobre as contas do governo de 2011. A senadora Ana Amélia também participou da cerimônia. O documento sobre a gestão do primeiro ano da presidente Dilma Rousseff foi aprovado, com ressalvas. Ao todo, vinte e cinco: relacionadas às receitas públicas, dívidas pública, execução do orçamento e das demonstrações contábeis. Outras quarenta recomendações foram sugeridas.
O reitor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, na Espanha, professor Daniel Hernandez Ruiperez, convidou o presidente Sarney, para inaugurar, em outubro, em Salamanca, simpósio sobre a vida e a obra do escritor Jorge Amado. O mais renomado escritor brasileiro - autor de Gabriela Cravo e Canela e outras tantos títulos inolvidáveis da literatura de língua portuguesa - foi amigo de José Sarney.
E S P E C I A L
CÓDIGO PENAL

A comissão especial de juristas criada pelo presidente Sarney concluiu nesta semana os trabalhos de formulação de proposta para mudanças do Código Penal. Depois de sete meses de discussões, a comissão, e presidida pelo ministro Gilson Dipp e composta por juízes, defensores públicos, advogados e advogados, irá apresentar ao presidente do Senado, no próximo dia 27, um documento de proposta com aproximadamente 300 páginas. Ao falar sobre o texto, o procurador Luiz Carlos Gonçalves, relator do colegiado, disse que os juristas formularam um anteprojeto de código "polêmico", mas que obedece ao rigor técnico. Acrescentou que o trabalho final trará um projeto modernizado de Código Penal.
Matéria do Portal Terra a respeito.
22.06
Crise no Paraguai

O presidente do Senado, José Sarney, afirmou que a situação do Paraguai - em que o Congresso iniciou um processo "relâmpago" contra o presidente Fernando Lugo - é péssima para a América do Sul. "Nós já temos alguns países com certas práticas que não são muito democráticas, são práticas que não são comuns em uma democracia, agora exacerbando a ponto de derrubar o presidente," explicou José Sarney. "Evidentemente isso mostra que alguma coisa esta errada na democracia no continente".
 
 
A Conferência de Estocolmo, em 1972, foi a primeira ação mundial para tentar organizar as relações do homem com o meio ambiente. O amadurecimento em relação à questão levou a ONU, provocada pelo Brasil, a convocar nova conferência vinte anos depois, a Rio 92, que aprovou a famosa Agenda 21. Foi em discurso de abertura da 44º reunião da Assembléia Geral das Nações Unidas, em 1989, que à época o presidente da República, José Sarney, defendeu: se o mundo podia se preocupar com a Amazônia era porque os brasileiros haviam sabido conservá-la até então e o fariam para o futuro. Também sintetizou ações implementadas pelo governo da Nova República para o meio ambiente. O posicionamento pró-ativo na política ambiental colocou o Brasil em outro patamar perante as nações desenvolvidas. Foi o que viabilizou a aprovação, pelo plenário da ONU, do Rio de Janeiro como sede da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que ficaria conhecida como Rio-92. Longo caminho foi percorrido até o país sediar agora a Rio +20, passando de vilão à posição de destaque, reconhecida por organismos internacionais. Por exemplo, na construção de uma economia que inclui a reciclagem, a energia renovável e a geração de empregos verdes. Ou ainda, quanto aos bons resultados alcançados na redução do desmatamento na Amazônia.
 
 
Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado
Boletins anteriores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar