sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Amapá 70 anos: o sonho de integrar o Brasil


O Amapá deixa de ser parte do estado do Pará em 1943. A data é motivo de comemoração para os macapaenses, que a partir da instituição do Território, iniciam sua trajetória de conquistas e lutas rumo a criação do atual Estado do Amapá.

O feriado dessa sexta-feira é um marco na vida dos amapaenses, é o dia que nascemos como Território, que ganhamos o nosso espaço, o nosso chão. Há 70 anos atrás, em 13 de setembro de 1943, o decreto-lei nº 5.812, assinado pelo presidente Getulio Vargas, criava o Territórios Federais, entre eles o Território Federal do Amapá, ficando assim desmembrado do estado do Pará. 

Um pouco da história

Nas Constituições de 1934 e 1937, são proclamadas a existência de áreas territoriais diretamente dirigidas pelo poder federal. Assim, ganham corpo os status de Territórios Federais. Essas áreas seriam incorporadas ao estado brasileiro, das áreas provenientes da perda de autonomia do Estado que revelasse incapacidade financeira para administrá-lo e promover-lhe o desenvolvimento, como foi o caso do Pará em relação ao Amapá. Contudo, somente em 10 de dezembro de 1940, o governo federal começaria as providencias para concretização do dispositivo constitucional, quando presidente Getulio Vargas, em Manaus, num discurso afirmara que a partir daquela data a recuperação da Amazônia seria uma meta de prioridade numero um de seu governo. O pronunciamento do presidente Vargas criou nos amapaenses as esperanças de autonomia da região, que no entanto, só se concretizaram em 13 de setembro de 1943 com a edição do decreto-lei nº 5.812, que além do Amapá criou também os territórios federais de Rio Branco (Roraima), Guaporé (Rondonia), Ponta Porã e Iguaçu. De todos, o Território Federal do Amapá passou a ser “a menina dos olhos” do Governo Federal, por sua posição geográfica e por ter os americanos construído uma base militar aérea que servia de ponto estratégico para incursões militares no norte da África, durante o conflito bélico mundial, e proteger a entrada da Amazônia, demovendo qualquer intenção de invasão e ficar vigilante ás movimentações nas Guianas, cujos países que os colonizavam estavam completamente envolvidos no confronto e enfrentando dificuldades diante das tropas inimigas. (...)


Leia a matéria do “A Gazeta” completa, clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar