terça-feira, 29 de outubro de 2013

Sarney foi fundamental para Assembleia Constituinte, afirma Lula

Ao discursar na sessão especial para comemorar os 25 anos da Constituição, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva fez elogios ao senador José Sarney (PMDB-AL), que presidia o Brasil na época.
Segundo Lula, a presença de Sarney foi fundamental e tão importante quanto a atuação de Ulysses Guimarães para a conclusão da Carta Magna. De acordo com Lula, Sarney jamais criou qualquer tipo de dificuldade para os parlamentares, mesmo quando era afrontado.
- Em nenhum momento. Mesmo quando o senhor era afrontado dentro do Congresso Nacional, o senhor levantou um único dedo ou disse uma única palavra para criar dificuldade para os trabalhos da Constituinte – afirmou.
Lula disse ainda que Sarney teve a consciência de que o presidente da República não é dono do país, mas de um mandato com tempo de validade definido.
- Já que Ulysses Guimarães não está mais entre nós, quero lhe dizer que o  senhor merece a minha homenagem pelo seu comportamento digno e por permitir que nós disséssemos todos os desaforos que pensávamos ter o direito de dizer e, em nenhum momento, se sentiu afrontado por isso – disse Lula se dirigindo a Sarney.
Assinatura
Lula negou que o Partido dos Trabalhadores (PT) não tenha assinado a Constituição. Ele lembrou que “uma mentira contada muitas vezes ganha um fundo de verdade” e explicou que a bancada do PT não votou favoravelmente porque tinha um projeto próprio, mas assinou o documento, pois participou de sua elaboração.
- O PT só tinha na época 16 deputados, mas agia como se tivesse 470. Chegamos aqui [ao Congresso] com  um projeto de Constituição e de Regimento Interno prontos - explicou.
Na opinião do ex-presidente, a atual Constituição garantiu a “refundação da democracia no país”, ao assegurar que o poder emana do povo, o qual pode exercê-lo de forma direta ou por meio de representantes.
Agência Senado
Leia o discurso completo, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar