quarta-feira, 9 de maio de 2012

Conversa com a Presidenta

Governo já ultrapassou em quase um milhão a meta de atendidos pelo Luz para todos, afirma Dilma

A presidenta Dilma Rousseff afirmou ontem (8), na coluna Conversa com a Presidenta, que o governo brasileiro ultrapassou em quase um milhão a meta estabelecida para atendimento de famílias pelo programa Luz para Todos. Ao responder pergunta de Roberto M. Ferreira, vendedor em Cuiabá (MT), sobre as metas do programa e a sua implantação em outros países, a presidenta explicou que o Luz para Todos, lançado em 2003, tinha o propósito de levar energia elétrica para 2 milhões de famílias. A meta foi atingida em 2009, mas o programa continua em execução e já atendeu 2,9 milhões de famílias.
“A boa experiência do Luz para Todos chamou a atenção de diversos países da América Latina, África e Ásia e assinamos acordo de cooperação com quatro países e estamos negociando com outros catorze. Nós damos assistência técnica para os governos implantarem programas similares ao Luz para Todos, sem descuidar das nossas metas”, disse a presidenta.
Segundo Dilma, o Luz para Todos foi eleito pela ONU como programa referência para proporcionar o acesso das populações mais pobres do mundo à eletricidade.
“O Luz para Todos não serve apenas para iluminar os domicílios, mas também possibilita a utilização de diversos aparelhos eletroeletrônicos e impulsiona o trabalho no meio rural. A produção se multiplica e permite a comercialização dos excedentes. É essa revolução no campo que está encantando outros países, o que é motivo de orgulho para todos nós, brasileiros”.
Na coluna, a presidenta falou ainda sobre empréstimos consignados para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A aposentada Iris da Rosa, moradora de Porto Alegre (RS), perguntou qual o controle o governo exerce sobre agentes financeiros que oferecem empréstimo para idosos aposentados. Segundo a presidenta Dilma, os segurados do INSS que tiverem problema com empréstimo consignado podem registrar reclamação pelo telefone 135 ou pelo site do Ministério da Previdência Social: www.previdencia.gov.br. Os bancos, acrescentou, têm 10 dias úteis para responder ao INSS e, constatado o erro, dois dias úteis para devolver o dinheiro.
“Várias medidas foram tomadas para proteger o aposentado. Por exemplo, o valor do empréstimo tem que ser depositado na conta do segurado e, na assinatura do contrato, a instituição tem que fornecer cópia com o total financiado, o valor e o número de prestações, além da soma do que será pago”.


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