A prestação de serviços da Universidade Federal no município inicia com cursinho pré-vestibular
A deputada federal Dalva Figueiredo esteve no município de Tartarugalzinho, no último dia 25, acompanhada do reitor da Universidade Federal do Amapá – Unifap, José Tavares e o de deputado estadual Bruno Mineiro, onde participou da aula inaugural do cursinho pré-vestibular da insituição. Para cerca de 300 jovens, matriculados no cursinho, Dalva apresentou sua emenda parlamentar no valor de R$500 mil e o Bruno Mineiro entregou título de doação da área onde será construído o Campus. Antiga reivindicação da comunidade, o Campus da Unifap em Tartarugalzinho foi solicitado pelo vereador Marcio Brito, em requerimento aprovado na Câmara e encaminhado para a Bancada Federal. Ainda como coordenadora, Dalva, organizou ano passado, evento que reuniu outros parlamentares da Bancada e firmou o compromisso em alocar recursos para que a Unifap pudesse ser instalada definitivamente na cidade. “Nossos jovens sofrem com a falta de oportunidade. Vivemos um cenário de exclusão sem acesso a educação superior. Hoje, realizamos uma conquista histórica para a nossa cidade. Sentimos orgulho dos homens e mulheres aqui empenhados para que esse sonho virasse realidade”, disse o vereador Marcio Brito. A professora Rauliete Lima, coordenadora do projeto de extensão dos cursinhos pré-vestibular para o interior do Estado, explicou que já são 1500 alunos contemplados e que em Tartarugalzinho número de inscritos superou as expectativas. “Todos têm direito a usufruir do conhecimento produzido dentro da Universidade. Vocês serão preparados para o vestibular com o apoio de 200 monitores, alunos da nossa instituição, inclusive dessa comunidade”, comentou.
A área onde será construída o Campus, medindo 596 hectares , foi doada pela família do deputado Bruno Mineiro. Ele repassou o título definitivo, expedido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA para a reitoria. “Esse é resultado de um sonho coletivo. Todos nós fizemos um pouquinho e finalmente nossa juventude terá cesso à educação pública e de qualidade. O cursinho é um sucesso e vai ajudar não só no vestibular como em concursos e ENEM. Enquanto o Campus não fica pronto, o preparatório capacitará nossos estudantes para o vestibular”. Além dos R$ 500 mil já empenhados, Dalva anunciou outra emenda no mesmo valor para aquisição de equipamentos. A parlamentar relembrou o tempo em que trabalhou como professora no município e falou as dificuldades que enfrentou na juventude para que pudesse estudar. “Não desanimem! Superem o cansaço e acreditem no futuro. Já trabalhei de babá, diarista, mas nunca desanimei. Hoje no Brasil, a Universidade deu um salto enorme com políticas de acesso com bolsas para estudantes carentes. Momentos como esse justificam nossa atuação política e esse é o meu maior compromisso: fortalecer a educação”, disse.
O reitor da Unifap José Tavares finalizou o evento destacando o papel social das universidades, “Temos que aliar conhecimento acadêmico e científico com os anseios da comunidade. Não adianta ficarmos trancados em nossos gabinetes e muros sem discutirmos as demandas sociais. A implantação da universidade e a escolha dos cursos serão decididos com foco no desenvolvimento local”.
________
ASCOM/ dep. Dalva Figueiredo
Site: www.dalvafigueiredo.com.br
Contatos: 8126 – 6005 e 9967 – 2890
Escritório em Macapá: (096) 3243-0812 e Gabinete em Brasília: (061) 3215-3704
Twitter: @DalvaFigueiredo
Nenhum comentário:
Postar um comentário