sexta-feira, 18 de maio de 2012

Secretaria de Comunicação do Senado desmente "historiadora"


Data:17.05.12
Veículo:O Globo

O Globo

Amadurecimento com obstáculos

Historiadores lembram demora para criação e não enfrentamento com militares

Alessandra Duarte

Culminância de um processo histórico - mas um processo de dificuldades e de uma conciliação com as Forças Armadas que teria atrasado, mais do que auxiliado, a busca por informações (...)

(...)a historiadora Janaína Teles, autora de livros sobre o período e filha da ex-presa política Amélia Teles. - Aqui tem sido lento, em boa parte porque militares e civis que apoiaram a ditadura permaneceram no poder. O (senador José) Sarney, por exemplo, foi contra a CPI dos Direitos Humanos que se tentou nos anos 70. Essa instalação é a culminância de um processo de sombras, palavras indiretas e obstáculos.


ESCLARECIMENTO
Quando registros históricos desmentem historiadora
Senhor Editor,

Sobre matéria “Amadurecimento com obstáculos” ( pag. 9, edição de hoje, 17/05/2012) registramos que, ao contrário do afirmado pela historiadora Janaína Teles, em 26 de setembro de 1979, o projeto nº41 – propondo uma CPI dos Direitos Humanos -, de autoria do então senador Orestes Quércia (MDB-SP), foi votado e rejeitado por 27 votos a 10. O presidente José Sarney sequer estava presente naquela sessão.

Fernando César Mesquita
Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar