segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Presidência do Senado

Randolfe Rodrigues disputará a Presidência do Senado pelo PSOL

O PSOL confirmou há pouco a candidatura do senador Randolfe Rodrigues (AP) à Presidência do Senado. Ele terá como único adversário o atual presidente da Casa, o senador José Sarney (PMDB-AP). Se for reeleito, Sarney presidirá o Senado pela quarta vez. "A nossa candidatura não é de oposição e não é contra ninguém. O Senado tem que ser a Casa do debate, da diversidade, da pluralidade. Não pode ser espaço de unanimidade e monólogos", afirmou Randolfe há pouco em entrevista à imprensa. A eleição para a Presidência do Senado será realizada nesta terça-feira (1º).


PMDB formaliza candidatura de Sarney à presidência

O PMDB faz reunião para oficializar José Sarney como candidato do partido à Presidência do Senado. "Espero que o PMDB possa escolher o meu nome de acordo com o convite que me fizeram há dias", disse Sarney em breve entrevista no início da tarde, quando também garantiu que o processo de eleição da Mesa Diretora ocorre em absoluta normalidade. O presidente do Senado tratou com naturalidade lançamento de candidatura alternativa ao seu nome, anunciado pelo PSOL. "Esse é um direito que os partidos têm aqui na casa. Todos têm esse direito".Indagado sobre a possibilidade de que a sua reeleição suscite notícias negativas, Sarney respondeu reafirmando seu respeito à liberdade de imprensa. "Temos uma imprensa que é sempre questionadora e o Senado é uma casa colegiada. Isso (o noticiário) serve até de colaboração, porque sempre procuramos corrigir o que possa estar errado, como aconteceu da outra vez", disse para destacar que todas as denúncias foram investigadas, os erros corrigidos, os trabalhos dos senadores foram altamente produtivos, com Projetos de Lei e de Conversão, PECs e MPs aprovados no biênio e de grande alcance social. Ele lembrou que foram mais de três mil matérias aprovadas. E o resultado legislativo do Biênio 2009/10 foi marcado pela qualidade dos projetos deliberados. Transformados em leis, alcançaram a sociedade brasileira repercutindo em significativas alterações econômicas, sociais, administrativas e jurídicas. Em outra frente, a partir de fevereiro de 2009, foi instituída a Política de Gestão do Processo Legislativo Eletrônico que, aplicada, levou a modernização no trâmite das matérias. O resultado dessa política implicou na aproximação do cidadão com os trabalhos realizados no Senado, a partir do aumento da transparência do Processo Legislativo. "Estamos perfeitamente ajustados, com o Plano de Carreira votado. Extinguimos 1.500 funções gratificadas e 500 cargos, fizemos concurso público, aprovamos e executamos o plano de reforma administrativa da Casa na Comissão de Constituição e Justiça, cujo parecer está pronto",lembrou o presidente. O presidente do Senado insistiu também que grande parte da reestruturação do Senado foi realizada, citando como exemplos do processo de transparência administrativa da Casa a regularização das passagens áreas e das verbas indenizatórias. Depois, ainda enfatizou que, atualmente, todas essas informações estão no Portal da Transparência do Senado e Iniciativas para aumentar a transparência, celeridade e eficiência do Processo Legislativo foram implementados: "Lá vocês tem acesso a tudo que ocorre no Senado. Nenhuma coisa que aqui acontece deixa de ser publicado no Portal da Transparência".

Presidência do Senado divulga nota em resposta a matéria do jornal 'O Estado de S. Paulo'

A Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado Federal divulgou nota em resposta a matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo, nesta segunda-feira (31), sobre a gestão do senador José Sarney (PMDB-AP) na Presidência da Casa. Veja aqui, na íntegra, a nota assinada pela Secretaria de Imprensa da Presidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar