terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Senado divulga estatística sobre o exercício da presidência das sessões

Quase todos os senadores presidiram, pelo menos uma vez, as sessões plenárias realizadas em 2010. É o que indica estudo feito pela Secretaria Geral da Mesa e divulgado pela Presidência do Senado nesta terça-feira (25). De acordo com esse levantamento, quem mais vezes esteve na presidência da sessão no ano passado (120 vezes) foi o senador Mão Santa (PSC-PI), que também é o campeão de discursos - ele fez, em oito anos de mandato, 1.502 pronunciamentos.
O presidente do Senado, José Sarney, vem em seguida: ele presidiu 73 vezes a sessão plenária. Depois dele, vem a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que esteve 58 vezes à frente dos trabalhos em Plenário; o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que presidiu a sessão 46 vezes; e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que comandou os trabalhos 41 vezes. Por outro lado, alguns senadores não presidiram nenhuma sessão em 2010. É o caso de Almeida Lima (PMDB-SE) e Aloizio Mercadante (PT-SP), entre outros. De acordo com o Regimento Interno do Senado (art. 46), a sessão plenária deve ser comandada pelo presidente do Senado ou, na sua ausência, pelo 1º ou 2º vice, por um dos quatro secretários ou por um dos quatro suplentes da Mesa. Na ausência de todos os titulares desses cargos, a presidência cabe ao senador mais idoso presente.
Os três senadores que mais presidiram sessões em 2010 têm cargos na Mesa: Sarney, que é presidente, Mão Santa, que é 3º secretário, e Serys, que é 2ª vice-presidente. Em 2010, houve 217 sessões, tanto deliberativas como não deliberativas, incluindo também as especiais (dedicadas a homenagens) e as extraordinárias. Uma mesma sessão pode ser presidida por mais de um senador. Isso aconteceu com frequência no ano passado: Sarney presidiu a maioria das ordens do dia - o momento dedicado às votações -, enquanto Mão Santa, nos mesmos dias, assumiu várias vezes a presidência nos períodos dedicados apenas a pronunciamentos.Para ver a lista completa sobre o exercício da presidência nas sessões Plenárias de 2010, clique aqui.

Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar