O presidente do Senado, José Sarney, recebeu, nesta quinta-feira (1º), o secretário-executivo da Mesa de Unidade Democrática (MUD) da Venezuela, Ramón Guillermo Aveledo, que apresentou as propostas da oposição venezuelana para as eleições presidenciais marcadas para outubro de 2012 naquele país. Após o encontro com Sarney, Aveledo afirmou que os partidos contrários ao atual presidente Hugo Chávez têm reais condições de êxito no próximo pleito.
- Estamos preparados para ganhar e preparados para governar. Haverá mudanças na Venezuela. Será uma eleição difícil, concorrida, mas estamos ganhando cada vez mais espaços - disse Aveledo, afirmando ainda que, nas eleições parlamentares do ano passado, a oposição obteve 52% dos votos para o legislativo venezuelano.
Segundo o líder da coligação MUD, a vitória dos partidos contrários a Chávez representará maior integração e afinidade na relação entre Brasil e Venezuela.
- Serão governos falando a mesma linguagem, que terão as mesmas visões democráticas, de direitos humanos, de liberdade e de uma economia voltada para a prosperidade - afirmou.
MUD
A Mesa de Unidade Democrática é a principal frente da oposição da Venezuela, reunindo 15 partidos. De acordo com Aveledo, a coligação escolherá em fevereiro o candidato que concorrerá pela chapa nas eleições de outubro.
- O que nos une é o que queremos para o país. Teremos em 12 de fevereiro eleição primária aberta e qualquer um na Venezuela poderá concorrer e ser candidato à presidência - explicou.
Rodrigo Baptista / Agência Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário