segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Randolfe saúda jovens de todo o Brasil na II Conferência Nacional de Juventude


“Com a pluralidade dessa conferência, marca da nossa  geração, poderemos ampliar os avanços para toda a juventude brasileira”.  Desta forma o senador amapaense mais jovem do país, Randolfe Rodrigues, definiu a II Conferência Nacional de Juventude. Randolfe participou da abertura do evento nesta sexta-feira (09) em Brasília, junto com o presidente em exercício e presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia, do  ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, além dos  lideres da juventude como a  secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina; e a coordenadora nacional da Conferência, Ângela Guimarães. Para Randolfe, a participação da juventude em conferência nacional se configura em um espaço para estabelecer conquistas para a área que não serão de governo, e sim de Estado. O Amapá elegeu 15 delegados para representar o estado nessa Conferência Nacional. A conferência estadual em que esses representantes foram escolhidos ocorreu de 12 e 13 de novembro, na UNIFAP. Aproximadamente 200 delegados dos municípios do estado participaram da etapa estadual. “As conquistas da juventude construídas em espaços como esse são legítimas e importantíssimas para a ampliação de políticas públicas na área. Aqui está representada a pluralidade desse Brasil.  São jovens  de todo os cantos do país, trazendo suas reivindicações e necessidades de acordo com a sua realidade. Tenho orgulho de ter participado de uma das primeiras iniciativas para debater políticas públicas no Amapá no final dos anos 80 e início dos 90.  Realizamos lá, muito antes do restante do pais, a primeira Conferência Estadual de Juventude”, ressaltou Randolfe. Os integrantes da mesa, em suas falas, citaram o desafio que o senador amapaense tem agora no Senado Federal. Randolfe é relator do Estatuto da juventude. Apresentou seu relatório na CCJ, quando foi pedido vista coletiva à proposição. Na próxima semana ele deve voltar a  pauta da CCJ.
Ele destaca que seu relatório será tão plural quanto à conferência e garantiu que a meia-entrada, uma das reivindicações dos diversos setores da juventude presentes no evento nacional, será garantida em seu texto para toda a juventude.

A Conferência- Na solenidade de abertura, estavam presentes vários ministros, parlamentares e representantes de entidades e movimentos sociais, além de participantes de 16 países da América Latina e África. O tema deste ano é   “Conquistar direitos, desenvolver o Brasil!”, mostrando que a pauta da juventude é símbolo de desenvolvimento nacional. Aproximadamente 3 mil jovens participam da etapa nacional que encerra na segunda-feira (12). Durante quatro dias, mesas de debate, grupos de trabalhos e plenárias temáticas irão definir por políticas públicas para a juventude que farão parte do Plano Plurianual 2012 a 2015 e integrarão o Programa Autonomia e Emancipação da Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar