terça-feira, 28 de agosto de 2012

Coluna "Argumentos"

Tête-a-tête

Lembra que a coluna repercutiu outro dia a grita dos empresários amapaenses a respeito da falta de incentivos fiscais pelo estado para fazer frente à recessão? Pois é, a classe empresarial se mexeu e conseguiu uma audiência com o governador Camilo Capiberibe. A nata do comércio e do setor de turismo foi ao Setentrião pedir apoio oficial, ontem.

Toma lá

A respeito da nota anterior, a assessoria do GEA divulgou que os empresários foram pedir a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos atuais 12% para 2,85%. O estado deu duas condições para a concessão: a regularização total dos empreendimentos e aprovo do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

É hoje

Nesta terça é celebrado o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento. Sancionada em 2010, a lei é uma marco na criação de políticas públicas que combatem o escalpelamento, além de lembrar à sociedade o drama das famílias que convivem com esse problema. O autor da proposição é Bala Rocha (PDT-AP).


Literatura

O imortal da Academia Brasileira de Letras, José Sarney é mesmo um apaixonado por livros. Esta biblioteca da foto é seu acervo pessoal organizado em mais de 50 anos e que ele quer organizar em um novo espaço, mas o problema é o peso do conjunto de livros. Papel pesa muito, sabia?

São dois

Você sabe onde fica o Itaubal? Se pensou no município de Itaubal do Piririm, saiba que também existe um Itaubal, que fica em Tartarugalzinho. Muita gente faz confusão. É que na zona rural do município existe uma comunidade chamada Itaubal, bem às margens da BR-156. Itaubal do Piririm, fica na região da Pedreira, sendo acessado pela rodovia AP-070.

Parabéns

Um estilo diferente de fazer política, o do advogado Luiz Pingarilho, que até semana passava esteve como secretário estadual de desporto e lazer. Exonerado, viu o ato do governador Camilo Capiberibe como natural. Pensa Pingarilho que Camilo, como gestor do estado, tem mesmo que ver onde tem que fazer mudanças. E assim ocorreu na Sedel.

Tristeza

Macapá, logo nas primeiras horas da manhã de segunda-feira, ficou de luto. Uma jovem senhora de apenas 18 anos perdeu a vida no trânsito louco da cidade. Foi na rodovia Duca Serra, perto da ponte da Lagoa dos Índios. Detalhe: a vítima fatal ia na garupa de uma motocicleta dirigida pelo marido dela. Motocicleta, um veículo que por aqui é sinônimo de morte.

Negócios

O município de Pedra Branca do Amapari é a bola da vez, realmente. Depois de figurar empatada com Macapá na renda percapita do estado, a cidade recebe a Caravana Sebrae Itinerante, que oferece oportunidade de negócios e capacitação empresarial. São orientações e consultoria empresarial, palestras sobre o empreendedor individual e cursos de capacitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar