Ao colunista Cláudio Humberto, a Secretaria Especial de Comunicação Social encaminhou nesta quinta-feira (1) o seguinte esclarecimento:
"Prezado Jornalista Claudio Humberto,
A respeito da nota veiculada em sua coluna no dia de hoje, 1º, sob o título principal “Seguranças do Senado insinuam vínculo com a PF”, cabe esclarecer o que se segue:
- Erra conceitualmente a coluna quando se refere aos policiais do Senado Federal como “seguranças” e que eles insinuariam “vínculo com a PF”. Todas as competências da Polícia do Senado estão respaldadas em diplomas legais, públicos, de fácil acesso e suas atribuições não se confundem em hipótese nenhuma com outras polícias brasileiras. Quanto aos uniformes, são seguidas no geral as regras da Casa, paletó e gravata. O uso de coletes, com os dizeres “Polícia do Senado Federal”, ocorre sobretudo em atividades externas e, assim mesmo, por imperativo logístico. Portanto, a insinuação com a PF é de exclusiva responsabilidade da coluna.
- Os Policiais Legislativos do Senado Federal, que ingressam na carreira por concurso público, participam de cursos necessários ao desempenho de suas atividades. A reciclagem profissional e técnica na unidade é uma exigência. Também desta vez, o termo “servidor sem qualificação profissional” corre por conta da coluna e não por informações objetivas.
- Ao contrário da abordagem reducionista da coluna, o raio de atuação da Polícia Legislativa abrange, além do Congresso Nacional, suas imediações, os anexos do Senado Federal (onde se situam serviços de gráfica, médicos, de garagem, entre outros), os edifícios residenciais funcionais dos Senadores na 309 Sul, a residência oficial do Presidente do Senado e apoio a deslocamentos de senadores e autoridades.
- A Assessoria de Imprensa, por sua vez, está sempre disponível a prestar as informações necessárias ao bom jornalismo.
- A Assessoria de Imprensa, por sua vez, está sempre disponível a prestar as informações necessárias ao bom jornalismo.
Senado Federal/ Secretaria Especial de Comunicação Social/Assessoria de Imprensa"
Nenhum comentário:
Postar um comentário