segunda-feira, 6 de agosto de 2012

PL dos Free Shops será votado nesta terça-feira no Senado

As cidades brasileiras que fazem fronteira com outro país poderão ter lojas francas, os chamados free shops, onde poderão ser adquiridos produtos nacionais ou estrangeiros, em reais ou em outras moedas. A medida consta do projeto de lei da Câmara (PLC 11/2012) que está na pauta da reunião que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza na terça-feira (7). A relatora, senadora Ana Amélia (PP-RS), explica que o projeto visa beneficiar municípios gêmeos de cidades estrangeiras em linha de fronteira. Estão nessa situação 28 cidades do Rio Grande do Sul, Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Paraná, Roraima, Rondônia e Santa Catarina.
Ana Amélia explica que muitas cidades fronteiriças sofrem concorrência desleal por não contarem com as lojas francas, já existentes nas cidades dos países vizinhos.
– Por exemplo, no Rio Grande do Sul, há vários municípios vizinhos de cidades uruguaias e argentinas que estão sofrendo uma competição comercial injusta e predatória. As cidades do outro lado da fronteira, que possuem regimes tributários diferenciados e mais favoráveis, atraem brasileiros de toda a região, que deixam de comprar no Brasil para lá adquirir uma grande variedade de bens – observa ela.
No Rio Grande do Sul, dez municípios serão contemplados: Chuí, Santana do Livramento, Uruguaiana, Quarai, Aceguá, São Borja, Itaqui, Jaguarão, Porto Xavier, Barra do Quarai e Barracão. A proposta já foi aprovada na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e será votada em decisão terminativa na CAE.

Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar