terça-feira, 2 de abril de 2013

Para Capiberibe, estrutura antiga pode ter causado desabamento em porto


O senador João Capiberibe (PSB-AP) disse, no Plenário, que o desabamento de um porto em Santana (AP), ocorrido na madrugada de 28 de abril, pode ter ocorrido porque a estrutura era da década de 50, época de exploração de manganês no estado, e nunca foi modernizada. O acidente provocou a morte de seis mineradores e arrastou caminhões, guindastes e minério para dentro do Rio Amazonas. De acordo com a mineradora Anglo Ferrous, proprietária do porto, a causa do desabamento foi uma onda gigante que se formou no Rio Amazonas.
- É pouco provável. Quem conhece o Rio Amazonas como eu, que navego nele desde a infância, sabe que onda gigante só aparece na época da pororoca. Acredito que o desabamento possa ter sido provocado por fadiga de material. Este píer foi construído na década de 50 – argumentou o senador.
Capiberibe ressaltou que, naquele período, o porto recebia, em média, um milhão de toneladas de manganês. Hoje, a operação é de seis milhões de toneladas de ferro – muito além do peso para que foi projetado. Seria então “muito peso para uma estrutura antiga”. O senador pediu à Secretaria Nacional dos Portos para que envie uma equipe técnica ao local para apurar as causas do acidente. Ele também pediu à Marinha e às agências reguladoras que intensifiquem a fiscalização na rede fluvial do estado e, ao Ministério das Minas e Energia, que fiscalize operações de compra e venda de empresas do setor.

Porto público

O senador informou ainda que a Companhia Docas de Santana e Ministério do Transporte ampliarão as operações do porto público da região a fim de atender também a Anglo Ferrous. A empresa tem atualmente 650 funcionários contratados e outros 850 terceirizados, que podem perder seus empregos caso suas atividades sigam paralisadas.

Agência Senado

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