quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Coluna "Argumentos" - Cléber Barbosa

Mobilização

Sindicalistas e demais lideranças dos servidores públicos do ex-território federal do Amapá estarão mobilizados amanhã em um ato público em defesa da aprovação da PEC 111, a que os transfere para a União. Será no Centro de Convenções Azevedo Picanço, com início às 9h.

Presença

Roberto Parintins, policial civil e coordenador do ato, diz ter convidado a bancada do Amapá e de Roraima no Congresso Nacional, entre eles o relator da PEC, deputado Luciano Castro (PR-RR).

Custo

Ainda sobre essa demanda histórica dos servidores do Amapá, a possibilidade deles virarem servidores federais enxugaria a folha de pagamento do estado em cerca de R$ 250 milhões ao mês.

Apoio

Ouvido pela coluna, o senador José Sarney (PMDB-AP) disse que não vai poder comparecer, mas ele é considerado um dos grandes articuladores pela aprovação da proposta.

Condição

Para entender o caso, a PEC-111 já foi aprovada em primeiro turno, mas para passar numa segunda rodada o governo federal teria feito algumas exigências. Coisa sobre o “interesse nacional”.

Mineração
Coluna01
Com a ajuda de um intérprete, o indiano Pramod Agarwal falou em inglês para um grupo de funcionários que eram da Anglo American e agora usam crachá da Zamin Ferrous. Na foto, nota-se José Luiz Martins, executivo da Anglo que permanece no projeto.

Saúde

A deputada Dalva Figueiredo confirma que o Ministério do Planejamento assinou convênio com o Geap para atendimento em saúde dos servidores do Amapá. “A informação mais importante após a publicação do decreto presidencial é a assinatura do convênio, que para ser executado necessita de publicação”, diz.

Na conta

O gabinete do senador José Sarney (PMDB-AP) informa que entr 1/10/2013 a 31/10/2013, o total liberado pela União, em convênios para o Amapá, foi de R$ 6.686.277,98. Os recursos são para diversas áreas, e vieram de vários ministérios para os municípios de Macapá e Oiapoque. Entre os projetos, praças esportivas no Zerão e no Infraero II, na capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar