quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O presidente Sarney abre exposição "Lei Maria da Penha"

Defesa da mulher é a mais importante das conquistas legais da história recente brasileira, diz o presidente José Sarney na abertura da exposição de fotos "Lei Maria da Penha" – homenagem do Senado à luta das mulheres contra a violência. "Representa mudança de mentalidade", reforçou.

Íntegra do discurso



Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado



Você Sabia?



Que foi Sarney quem criou, em 1985, o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), primeiro órgão do Estado nacional brasileiro a tratar especificamente dos direitos das mulheres?

No âmbito federal, o novo governo civil de José Sarney (PMDB, 1985-1989) criou, em 1985, o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), primeiro órgão do Estado brasileiro a tratar especificamente dos direitos das mulheres. A exemplo dos conselhos estaduais, o CNDM era uma instância de participação, cabendo-lhe formular propostas de políticas para as mulheres. É importante notar que o CNDM não tinha poderes para executar e monitorar políticas públicas. No período da transição democrática, teve um papel importante no processo de elaboração da Constituição Federal (CF) de 1988, contribuindo para a inclusão de 80% das demandas feministas no texto constitucional (Alvarez, 1990; Teles, 1993; Macaulay, 2006; Padjiarjian, 2006). Durante o governo de Fernando Collor de Melo (1990-1992), o CNDM foi desarticulado politicamente e deixou de ter qualquer relação com os movimentos de mulheres. Nos sucessivos governos, o CNDM retomou o seu papel de articulação entre o Estado e a sociedade, mas nunca recuperou o seu vigor político inicial (Macaulay, 2006).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar