quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Centro de Referência em Saúde chega ao Município de Santana

Cerest Regional além de atender a demanda de Santana, também auxiliará trabalhadores de Mazagão, Laranjal do Jari e Vitória do Jari

Proporcionar saúde aos trabalhadores do Amapá e principalmente promover a prevenção de acidentes no trabalho. Estas são as metas da Secretaria de Estado da Saúde, juntamente com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado do Amapá (Cerest-AP). Seguindo este objetivo será inaugurado no dia 2 de setembro, às 9h, um novo Cerest, dessa vez no município de Santana. O prédio fica localizado na Rua Ubaldo Figueira S/N, no Centro Vitória Régia. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Micro Regional, além de atender a demanda do município santanense, também vai auxiliar os trabalhadores de Mazagão, Laranjal do Jari e Vitória do Jarí. O Cerest Regional foi habilitado pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria 192, de 31 de dezembro de 2009. “Com a implantação do Cerest em Santana estaremos recebendo mais recursos para auxiliar na prevenção e na recuperação de profissionais que sofreram acidentes de trabalho. Estaremos recebendo R$ 30 mil reais mensais para o desenvolvimento desses serviços”, relatou a diretora do Cerest/AP, Osena Maria. O Cerest em Santana irá também diminuir a demanda de atendimentos em Macapá. Para ela, um dos maiores avanços obtidos pelo órgão, desde a sua criação, foi a aprovação do Plano Estadual em Saúde do Trabalhador, elaborado pelos técnicos do Centro para organizar e sintetizar as prioridades dos serviços e das ações. “O Cerest assumiu o compromisso com a classe trabalhadora do Estado do Amapá. Através do Plano Estadual é possível reduzir as desigualdades sociais e garantir o acesso aos serviços de saúde pública com qualidade e alcançar o bem estar”, disse Osena.

Atividades do Cerest

Levar saúde para os trabalhadores do Estado do Amapá é a ação que ocupa o primeiro lugar na lista de prioridades do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado do Amapá (Cerest-AP). Criado a partir das diretrizes estabelecidas pela portaria 2437/GM/MS de 7 de dezembro de 2005, que dispõe sobre a ampliação e o fortalecimento da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) no SUS, o Cerest articula atividades de prevenção, promoção e recuperação da saúde dos trabalhadores urbanos e rurais, independentemente do vínculo empregatício e do tipo de inserção no mercado de trabalho.

Rede Sentinela

O Cerest/AP coordena a Rede Sentinela no Estado, a qual visa identificar e investigar os casos de Dermatoses Ocupacionais (assaduras, calos) e os acidentes de trabalho. Segundo Osena Maria, a Rede Sentinela é a consolidação do SUS. “Todos os profissionais de saúde que realizam atendimentos ao trabalhador nas casas de saúde cadastrados no Estado recebem treinamentos que objetivam sensibilizar a importância da notificação de acidentes relacionados ao trabalho e das Dermatoses Ocupacionais”. A Rede Sentinela é composta por unidades de saúde (chamadas de Unidades Sentinela) que identificam, investigam e notificam, quando confirmados, os casos de doenças, agravos e/ou acidentes relacionados ao trabalho. No Amapá, segundo dados do Ministério da Saúde, existem 23 unidades cadastradas na Rede Sentinela, todas localizadas em hospitais e unidades de saúde.

Veja também:

Pesquisa revela aprovação popular da FIO - Feira Internacional do Oiapoque

Pavimentações prosseguem em Macapá e Santana

Governo do AP parabeniza profissionais de Educação Física

Abertas inscrições para o III Concurso de Redação do Senado

Escola de Administração abre inscrições para Curso de Libras

Laranjal ganha excelência em higiene de saúde hospitalar

UEAP sedia I Encontro Estadual dos Estudantes de Letras

Campanha Agulha Oficial será realizada em todo o Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar