terça-feira, 21 de setembro de 2010

Sipam e FNMA capacitam instrutores que darão curso na Amazônia


José Machado, Wougran Galvão e Tereza Campello

O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e o Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) iniciaram ontem (20) o seminário de capacitação de instrutores, em Brasília. O encontro, que durará toda essa semana, integra o Programa de Fortalecimento de Gestão Ambiental dos Municípios da Operação Arco Verde/Terra Legal, que qualificará 129 técnicos das prefeituras e da sociedade civil em gestão ambiental nos 43 municípios que fazem parte da Operação Arco Verde na Amazônia. O encontro foi aberto pelo ministro interino do Ministério do Meio Ambiente, José Machado, pela subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Tereza Campello e pelo diretor de Produtos do Sipam, Wougran Galvão.

“Essa parceria entre o FMNA e o Sipam é fundamental para ampliar a gestão territorial dos municípios”, ressaltou o ministro interino, José Machado. Segundo a presidente do FMNA, Ana Beatriz de Oliveira, serão treinados 129 profissionais por 200 horas em cinco módulos de 40 horas. Depois dos cursos, que encerram em dezembro, os consultores vão trabalhar, por um ano, desenvolvendo os projetos municipais na região, como gestão de resíduos sólidos, regulamentação ambiental dos municípios e plano de combate ao desmatamento.

“Há diversos fundos de meio ambiente que financiam os bons projetos sustentáveis, queremos ajudar os municípios a mapear alternativas, a formular e a tramitar com essas propostas de desenvolvimento local”, ressalta Ana Beatriz. “Queremos ainda que os municípios institucionalizem a sua agenda ambiental e qualifiquem a sua participação no combate ao desmatamento”, completou. O diretor de Produtos, Wougran Galvão, disse que o Sipam irá acompanhar o projeto passo-a-passo, contando com a estrutura dos Centros Regionais de Porto Velho, Manaus e Belém. “Essa ação integra a agenda da Operação Arco Verde, que vem construindo alternativas, em conjunto com outros órgãos do governo federal, para tirar esses municípios da lista dos maiores desmatadores da floresta amazônica”.

O treinamento inicia dia 11 de outubro na cidade de Alta Floresta, no Mato Grosso, com duração de uma semana com o tema Floresta em Pé – Conservação o e uso dos Recursos Naturais como Instrumento para o Desenvolvimento Sustentável.

Confira os nomes dos módulos e as datas

Módulo 1

Floresta em pé – Conservação e uso dos Recursos naturais como instrumento para o desenvolvimento sustentável - Alta Floresta: 11 a 15/10

Módulo 2

Planejamento Territorial - Juina: 18 a 22/10

Módulo 3

Institucionalização de gestão do território - Altamira: 08 a 12/11

Módulo 4 – Licenciamento como instrumento de gestão - Marabá: 15 a 19/11

Módulo 5 – Sustentabilidade Financeira da Política Municipal de Meio Ambiente - Porto Velho: 29/11 a 03/12


Assessoria de Comunicação Social do Sipam

Telefone: (61) 3214 0257

E-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br
www.sipam.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar