terça-feira, 14 de setembro de 2010

CNT/Sensus: Dilma Rousseff amplia a vantagem


A pesquisa do Instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), divulgada hoje (14) mostra a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, com 50,5% das intenções de voto, enquanto José Serra, do PSDB, aparece com 26,4%. A diferença chega a 24,1 pontos, levando em conta a pesquisa estimulada. Caso esses números se confirmem nas urnas, Dilma Rousseff será eleita em primeiro turno.Na pesquisa estimulada anterior, Dilma aparecia com 46% das intenções de voto, José Serra com 28,1%. A candidata petista cresceu 6,8 pontos desde 24 de agosto, quando foi divulgado o último levantamento. O tucano teve redução de 1,7 ponto percentual.Marina Silva ficou com 8,9% das intenções de voto nesta edição da CNT/Sensus, 0,8 ponto percentual a mais do que o alcançado anteriormente. Os candidatos Zé Maria (PSTU) e Plínio Sampaio (P-SOL) têm, cada um, 0,6% das intenções de votos.Havendo segundo turno, Dilma venceria as eleições com 55,5% dos votos, enquanto Serra teria 32,9%. Brancos e nulos corresponderiam a 5,9%. Não responderam ou não sabem, 5,7%.De acordo com a pesquisa espontânea, a diferença de intensão de votos entre Dilma e José Serra alcançou 21,3 pontos. A candidata do PT aparece com 44,3%, enquanto o candidato do PSDB aparece com 23% e Marina Silva com 7,1% das intenções de voto.Segundo a pesquisa, 72,7% dos entrevistados disseram que já decidiram o seu voto. Além disso, 12,4% dos eleitores admitiram que podem mudar de opinião e 11,2% ainda não sabem em quem votar. A 104ª Pesquisa CNT/Sensus ouviu 2 mil pessoas em 136 municípios de 24 estados, entre os dias 10 e 12 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Popularidade do presidente Lula

A avaliação positiva do governo Luiz Inácio Lula da Silva voltou a ser recorde segundo a pesquisa do Instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada nesta terça-feira. A aprovação do governo chegou a 78,4% no levantamento de setembro, o maior percentual da série histórica da pesquisa. No mês de agosto, a aprovação era de 77,5%. O percentual dos que consideraram o governo regular ficou em 15,9%. Os que consideraram o governo ruim somaram 1,8% e os que avaliaram como péssimo somaram 2,1%. O índice dos que não souberam ou não responderam chegou a 1,8%. Quando o que está em análise é o desempenho individual do presidente Lula, a aprovação chega a 81,4%, contra 80,5% do levantamento feito em agosto. O índice dos que desaprovam o desempenho do presidente caiu de 14,4% em agosto para 12,2% na pesquisa realizada em setembro. O índice mais alto de aprovação de Lula foi registrado em janeiro de 2009, quando o percentual chegou a 84%.

Rejeição

A Pesquisa CNT-Sensus mostra ainda que a candidata Marina Silva (PV) mantém a maior rejeição entre os presidenciáveis. Segundo o levantamento, 45% dos eleitores não votariam em Marina de jeito nenhum, enquanto 41,3% rejeitam o nome do candidato José Serra (PSDB). Apenas 29,4% não votariam em Dilma Rousseff (PT). O quadro teve uma pequena variação, dentro da margem de erro, comparando com a pesquisa anterior. O levantamento também perguntou aos entrevistados quem eles pensam que vai ganhar a eleição, independentemente do candidato em quem vão votar. Para 71,8%, Dilma será a vencedora.

Fonte: Agência Brasil

Veja também:

Vox Populi: Dilma continua subindo e chega a 54%

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar