sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Senado lança aplicativo com discursos históricos do Parlamento

Rodrigo Baptista
Áudios e textos de discurso proferido em 1964 pelo então senador Juscelino Kubitschek, ao tomar conhecimento de sua cassação, e de pronunciamento do presidente da Câmara em 1988, Ulysses Guimarães, quando da promulgação da Constituição Federal, estão agora disponíveis para smartphones e tablets por meio do aplicativo Senado Brasil - Discursos Históricos. O software foi lançado nesta quarta-feira (4) durante solenidade realizada na Presidência do Senado.
O aplicativo traz também discursos marcantes de importantes personalidades como Rui Barbosa, Plínio Salgado, Darcy Ribeiro, Petrônio Portella, Tancredo Neves, Teotônio Vilela, Otávio Mangabeira, Francisco Julião, Carlos Lacerda, Gustavo Capanema, Afonso Arinos, José Sarney e Pedro Simon, entre outros parlamentares. Conta ainda com pronunciamentos dos ex-presidentes João Goulart e Fernando Henrique Cardoso.
O programa, desenvolvido sem custos pela Editora 247 em parceria com o Senado, é organizado por ordem cronológica e apresenta ficha técnica, biografias dos parlamentares, frases e trechos de áudio de alguns dos principais momentos históricos dos 190 anos do Parlamento brasileiro. Dessa forma, o Senado Brasil - Discursos Históricos, amplia o acesso a esse conteúdo, que já estava disponível no Portal do Senado, por meio do projeto "Grandes Momentos do Parlamento Brasileiro".
Memória
Durante a solenidade de lançamento do programa, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), observou que a iniciativa tem como objetivo preservar e difundir a memória do país.
– A memória precisa ser preservada pois faz parte de nossa cultura, de nossa história, de nosso passado. E difundida porque é importante para todos nós e ainda mais para as futuras gerações que dela devem tomar conhecimento – disse o presidente da Casa.
O aplicativo Senado Brasil – Discursos Históricos já está disponível para download, gratuitamente, em versões para iPhone e iPod Touch,  iPad; assim como smartphones e tablets com sistema Android. O software pode ser baixado na App Store e na Play Store.
O Senado também conta com outro aplicativo que traz as notícias produzidas pela Agência Senado, agenda de atividades da Casa e perfis dos senadores, filtrados por nome, estado ou partido.
Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar