terça-feira, 10 de abril de 2012

Confirmada CPI mista para investigar envolvimento de parlamentares com Cachoeira


Por unanimidade, os líderes partidários do Senado, em reunião convocada para este final de tarde, pelo presidente José Sarney, decidiram pela instauração de CPI mista (CPMI) para investigar "as decorrências da operação Monte Carlo, da Polícia Federal, e o envolvimento de agentes públicos e privados". Estes inclusive são os termos, base do texto, que foram acordados na reunião e serão levados pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA ) ainda hoje, para análise do presidente da Câmara, Marco Maia. Fechado o texto final, ele será novamente submetido aos líderes das duas Casas e, com a coleta de assinaturas, já poderá ser instaurada a comissão. Em encontro entre o presidente do Senado, José Sarney, e o presidente da Câmara, Marco Maia, foi confirmado que será criada a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar denúncias de envolvimento de parlamentares com o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, acusado de comandar uma rede de jogos ilegais. Sarney ressalvou apenas que consultará o colégio de líderes a respeito e que será necessária a redação conjunta (das duas Casas) de um texto, de maneira a se proceder à coleta de assinaturas necessárias à abertura da investigação.
 Em reunião hoje pela manhã, na presidência interina do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) acatou a representação do Psol contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). Valadares determinou a notificação do representado, com o prazo de 10 dias para apresentação de defesa prévia. Em razão de dúvida regimental, ele decidiu adiar a definição do nome do relator do processo, por sorteio, para nova reunião marcada para as 10h desta quinta-feira . Demóstenes é acusado de envolvimento com o empresário de jogos ilegais Carlos Cachoeira, preso na operação Monte Carlo, da Polícia Federal (PF). A representação para que seja investigado pelo Conselho de Ética foi apresentado pelo Psol. Vários senadores se colocaram hoje em plenário, sobre o início dos trabalhos do Conselho e sobre a criação da CPMI, que já conta com declaração de apoio do PT e do PSDB. Como uma das primeiras providências, caberá às duas instâncias requerer cópia – à Procuradoria-Geral da República (PGR) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) – do inquérito completo da PF, inclusive os anexos, de forma a se obter a dimensão do esquema montado por Cachoeira e o provável envolvimento de parlamentares. Pedidos nesse sentido foram feitos por senadores, mas negados. No STF, o processo corre em segredo de justiça.

Na saída do encontro realizado na sala de audiências da Presidência do Senado, Marco Maia deu como certa a criação da CPMI, com provável instalação ainda no início da próxima semana. "O colégio da Câmara já deu seu ok", observou, acrescentando que depois de os líderes das duas Casas acertarem o novo texto (a Câmara já havia feito o seu e já contava com o apoio parlamentar necessário), o próximo passo é sua leitura no plenário do Senado Federal e a coleta de assinaturas para se proceder à instalação da comissão.

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar