domingo, 22 de abril de 2012

Comunicação do Senado esclarece informações publicadas por O Globo

A Secretaria Especial de Comunicação Social encaminhou a nota abaixo, nessa quinta-feira (19) a O Globo, corrigindo informações relacionadas à votação da reforma administrativa da Casa publicadas pelo jornal. 
"Sr. Editor,

Constatamos alguns equívocos em matérias publicadas hoje no O Globo referentes à votação de ontem na Comissão de Constituição de Justiça do Senado sobre a reforma administrativa da Casa.

A título de esclarecimento e em respeito aos leitores do O Globo, registramos:

1) A reportagem erra ao afirmar que “Pra responder à crise dos atos secretos.... José Sarney contratou a Fundação Getúlio Vargas(FGV) para elaborar uma proposta de reforma administrativa”. No seu discurso de candidato à presidência do Senado, em 02 de fevereiro de 2009, o presidente Sarney anunciava sua intenção de promover a reforma administrativa. Ainda em 12 de maio de 2009 a FGV apresentava à imprensa relatório preliminar da reforma, onde anunciava, a sua página 08, a existência de atos não publicados. Somente em 10 de junho de 2009 foi publicada pela imprensa a primeira matéria referente ao assunto.

2) O jornal também se equivoca ao registrar que ex-presidentes do Senado “lideraram a lista com maior número de atos...cerca de 5oo no total.” Cabe registro de que descoberta a irregularidade José Sarney cria comissão de sindicância – com participação da PGR e do TCU, também a pedido do senador – que constatou a existência de 952 atos que não tiveram a respectiva publicidade, obedecendo a seguinte cronologia por presidências do Senado:

Nos dois períodos em que a Casa foi presidida por José Sarney, constam 16 atos (do total de 952), sendo somente dois assinados por ele que tratavam de assuntos da rotina administrativa.

Também por decisão de José Sarney, inquérito foi aberto sobre essa irregularidade e os responsáveis foram punidos.

Fernando Cesar Mesquita

Secretaria Especial de Comunicação Social" 






Clique nas imagens para acessar documentos e informações pertinentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar