quarta-feira, 11 de abril de 2012

‘Governança corporativa é para valer no Senado’, afirma diretora-geral

A governança corporativa é um projeto audacioso e sem volta no Senado Federal, segundo afirmou a diretora-geral da instituição, Doris Marize Romariz Peixoto, em reunião da Comunidade TIControle, nesta quarta-feira (11).  Esse conceito começou a ser desenvolvido nos anos 1990 para assegurar transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade corporativa. Doris Peixoto disse que o modelo adotado no Senado, sob o enfoque da gestão estratégica e com o mapeamento e a reformulação dos processos, é simples e com grande aderência na consciência coletiva da instituição. O que o Senado fez, de acordo com a diretora-geral, foi transformar elementos de cobrança dos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU), em pilares da construção de um modelo correto.
– Essa parceria, que abrange também o controle interno do Senado, tem produzido bons resultados e nos traz a certeza da legalidade – afirmou.
A opção da alta direção do Senado, conforme Doris Peixoto, foi por uma visão sistêmica, integrada e com implantação progressiva. Dessa forma, temas como governança corporativa, estratégia, projetos, processos, pessoas e riscos, entre vários outros, são tratados de forma interligada. O modelo, na avaliação da diretora-geral, trouxe “algo inteiramente novo” no Senado, que é a gestão colegiada. As decisões, acrescentou, antes eram tomadas de forma individual, sem consulta às áreas diretamente interessadas. Outra novidade citada por ela foi a introdução da análise do desempenho organizacional, prática adotada por inúmeras outras organizações brasileiras. O estabelecimento de projetos estratégicos e a alocação de recursos críticos, conforme a diretora-geral, tornou-se mais uma decisão importante. Todo esse conjunto de medidas, de acordo com Doris Peixoto, objetiva vencer dois desafios: aprimorar significativamente a agilidade, a qualidade e os custos dos serviços prestados pela administração e profissionalizar a gestão no Senado. Para chegar lá, a estratégia citada pela diretora-geral é a implementação das melhores práticas de gestão. Doris Peixoto falou em reunião que comemorou o 6º aniversário da TIControle, a Comunidade de Tecnologia da Informação Aplicada ao Controle, que reúne representantes dos três Poderes com a finalidade de contribuir para o aumento da eficiência, da eficácia e da efetividade na gestão pública por meio do compartilhamento de conhecimentos, informações e soluções de Tecnologia da Informação.


Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar