segunda-feira, 9 de abril de 2012

II Congresso de Jornalismo da Unifap (CONJU)

Já estão abertas as inscrições para o II Congresso de Jornalismo da Unifap (CONJU), esse evento é produzido por acadêmicos de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), com objetivo de fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão que são atividades acadêmicas que possibilitam a aprendizagem e favorecem o desenvolvimento crítico. Por enquanto, o posto de inscrição ficará na lanchonete principal da UNIFAP, funcionando em todos os turnos. Ficou definido que os acadêmicos da referida instituição pagarão o valor de R$15 para ter direito de assistir as palestras, mesa redonda, oficinas, e a emissão do certificado de participação do evento. Já para o público externo, foi fixado R$30. Os dois valores comungam da emissão do certificado com a carga horária de 20h. O congresso irá reunir acadêmicos, professores e comunicadores com a finalidade de discutir assuntos pertinentes da área. O mundo caminha para o processo de convergências de informações, e os veículos tradicionais, sejam eles impressos, radiofônicos ou televisivos, alinham-se com a internet. Nesse sentido, a jornalista Bia Barbosa nos conduzirá ao debate da democratização da informação e de que forma o jornalista do novo mercado pode contribuir para que a notícia não se detenha nos grandes centros e nem nas mãos de grandes corporações. Adiante, o professor Drº Juarez Xavier (UNESP), irá compartilhar com a comunidade acadêmica dos cursos de Comunicação social de que maneira devemos refletir a respeito do futuro da internet na era do SOPA e PIPA. Fazer jornalismo sério, criterioso, responsável e honesto, torna-se mais acessível, seja através de 140 caracteres, com textos curtos ou grandes reportagens, na fotografia ou no audiovisual. Para Lúcio Flávio Pinto, ser jornalista não é tarefa fácil, principalmente quando nos deparamos com a (falsa) ilusão de liberdade de expressão, num cenário em que jornalistas são duramente perseguidos por serem, genuinamente, jornalistas. O mundo fantasioso, em que a bandeira da democracia banalizou-se em nosso cotidiano, será desconstruído diante dos nossos olhos.

O evento contará com várias oficinas, que são:

Reportagem para TV: O palestrante será o jornalista David Diogo – Repórter e apresentador da TV Amazon Sat.

Radiojornalismo: Palestrado pelas jornalistas Ana Girlene e Márcia Corrêa – Apresentadoras do Programa Café Com Notícia (94.5 – Rádio Equatorial).

Assessoria de Imprensa: Palestrado pela jornalista Dione Amaral – Professora de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá, assessora de comunicação do Instituto Federal do Amapá (IFAP).

Roteiro para Quadrinhos: Palestrado pelo Prof. Msc. Ivan Carlo (Gian Danton) – Professor do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá.

Jornalismo Literário: Palestrado pela Profª Msc. Roberta Scheibe – Professora de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá.

Data: 18 a 20 de abril 
Tema: O papel do comunicador no processo de democratização da informação

Mais informações: conjunifap.blogspot.com
                            @conjunifap

Fonte: Comissão de Publicidade e Divulgação/II Conju

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar