terça-feira, 5 de agosto de 2008

Artigo

Hora de agir


O índice revelado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro(Firjan),que coloca Macapá em último lugar em termos de desenvolvimento entre as capitais brasileiras é absolutamente preocupante e deve servir de alerta ás autoridades. Decididamente,Macapá tem tudo para deslanchar seu desenvolvimento sustentado e precisa de políticas públicas que garantam progresso econômico juntamente com equilíbrio social. É público que a capital do Estado tem recursos humanos de primeira linha prontos para servir de lastro a um programa desenvolvimentista que venha ao encontro dos anseios populares.
É preciso urgentemente garantir um índice de desenvolvimento municipal compatível com os recursos disponíveis e expectativas geradas. É mais que hora de atrair investimentos,tanto públicos quanto privados,para alavancar uma economia que precisa retomar um grau de desenvolvimento á altura das necessidades e aspirações de toda a comunidade amapaense. A economia fortalecida e atrativa é sinônimo de bem-estar social e garantia do bem comum. A capital do Estado espera que as autoridades do setor cumpram com sua responsabilidades e atribuições e saibam conduzir á cidade a um futuro econômico minimamente promissor.
Igualmente preocupante são os índices de Educação publicados em pesquisa que coloca a capital do Estado, Macapá, em posição sumamente baixa em relação ás demais capitais brasileiras. Os indicadores apontam uma baixa qualidade do ensino fundamental que precisa ser discutida e reavaliada convenientemente. Não deixa de surpreender que enquanto de 2000 a 2005 ,segundo a Firjan,quase 88% das cidades brasileiras registraram melhora,Macapá não tenha sido marcada por um progresso social e econômico desejável. É absolutamente imperioso que seja dado um estímulo oficial ao aumento do emprego e renda e que a inciativa privada tenha condições favoráveis para o crescimento da oferta de emprego.
Por isto ,quero convidar meus colegas de bancada a uma reflexão séria e oportuna acerca dos dados publicados pela Firjan. Eles mostram que algo precisa ser feito de forma rápida e eficaz para mudar uma situação nada agradável. É hora de uma ação conjunta ,de um verdadeiro esforço concentrado para que a capital venha retomar um programa de desenvolvimento duradouro, sustentado e de ampla dimensão social. Afinal,é dever das autoridades constituídas dar à sociedade uma educação de qualidade e uma economia suficientemente próspera para garantir qualidade de vida e bem-estar a todos. Que isto não seja apenas um desejo revelado,mas antes de tudo uma realidade palpável e notória.
Isto posto,quero mais uma vez afirmar que meu mandato enquanto deputado federal deverá ter como prioridade máxima o desenvolvimento sustentado e a bandeira inquestionável de uma educação de base de qualidade. É indiscutível que uma economia estável e aquecida é garantia de uma sociedade equilibrada e de amplas perspectivas. Como também é fato que uma educação fundamental de ponta é o verdadeiro alicerce para a formação de um povo forte e seguro. Portanto,cabe agora arregaçar as mangas e assumir com determinação um esforço para mudar um quadro adverso mas fortes chances de ser mudado. E é isto que todos nós,da Capital e do interior, iremos fazer pelo nosso Estado.


*Alessandro Sabino é deputado federal pelo PMDB do AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar