quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Câmara dos Deputados


Davi pede maior intervenção das Forças Armadas nas fronteiras


O Deputado Davi Alcolumbre apresentou indicação nº 2498/08, ao Ministério da Defesa, sugerindo que seja construído um campo de pouso para aeronaves na sede do Pelotão Especial de Fronteira, localizado na Vila Brasil, há cerca de 90 quilômetros de Oiapoque, no Amapá.
Segundo o parlamentar, vigiar o extremo norte do País é um desafio. As três unidades instaladas na fronteira - uma companhia e dois pelotões (incluindo o da Vila Brasil) - não dispõem de um único avião ou helicóptero. Como não há estradas, o patrulhamento é feito a pé ou de barco, quase sempre por rios encachoeirados.
Para isso a companhia conta com cinco ubás, barcos de tronco único feitos por índios, e nove voadeiras motorizadas. Entretanto, em alguns pontos do rio Oiapoque, os soldados precisam desembarcar e arrastar pelas rochas os ubás, que pesam cerca de quatro toneladas cada. “ As voadeiras não suportam o atrito com as pedras e a navegação se torna um problema para a agilidade desses homens” disse Alcolumbre.
Novas instalações – O Deputado também apresentou indicação nº 2501/08 que propõe a instalação, no noroeste do Estado do Amapá, de um Pelotão Especial de Fronteira, entre os municípios de Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari. Completamente desamparado pelas Forças Armadas, essa região é porta de entrada para o Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque. “É preciso vigiar a região contra a biopirataria e a exploração ilegal de minérios”, comentou.
Na mesma linha, Davi Alcolumbre sugeriu, ainda, a criação e instalação de mais de três unidades do Exército Brasileiro, Pelotões de Fronteiras, para proteger o território entre o Brasil e a Guiana Francesa.
De acordo com a indicação nº 2500/08, o contingente é muito pequeno e a distância entre os dois pelotões existentes ultrapassa os 400 quilômetros, isso sem ligação por terra. “São apenas 240 homens vigiando dois mil quilômetros de fronteira”, comentou. A decisão dos lugares para a instalação desses novos pontos de fiscalização ficará a cargo do Exército.
As três indicações do parlamentar foram acatadas de sugestão do deputado estadual Manoel Brasil (PMN/AP) e acatada pela Assembléia Legislativa do Estado do Amapá.
O deputado Davi Alcolumbre possui, ainda, tramitando na Câmara dos Deputados, indicação nº 2356/08 que sugere ao Poder Executivo, na pessoa da Polícia Federal, a fiscalização integral, intensiva e rotineira nos cerca de 587 municípios localizados na faixa de fronteira brasileiras. “Hoje a sensação que temos é de desamparo e com a percepção de que o Governo Federal não terá como defender o país em caso de intervenção nacional”, explicou.


Veja também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar