terça-feira, 12 de agosto de 2008

Saúde


Deputadas discutem recursos para a área de saúde de Macapá

As deputadas Dalva Figueiredo (PT-AP) e Lucenira Pimentel (PPS-AP) estiveram no Ministério da Saúde, em Brasília, para acompanhar a liberação de recursos previstos para projetos em Macapá. Na audiência foram discutidos: Hospital do Câncer, Pronto-Atendimento, Farmácia Popular, reforma do Hospital Alberto Lima e, ainda, a situação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/Macapá), que são considerados, pelas deputadas, projetos prioritários para a melhoria dos indicadores de saúde da capital.
As parlamentares solicitaram ao ministério a liberação de recursos para a conclusão do Hospital do Câncer, que será transformado num segundo momento no Hospital Regional da Zona Norte e atenderá em torno de 150 mil pessoas nas áreas materno-infantil e especialidades médicas.
Um outro ponto discutido foi a liberação de R$ 3,3 milhões para o Pronto-Atendimento da Zona Sul, que deverão ser executados no mês de novembro deste ano. Dalva e Lucenira pediram também apoio do ministério para reforma da única farmácia-popular que existe em Macapá, além da instalação de mais uma unidade para atendimento da população.
Para a reforma e ampliação do Hospital Alberto Lima foram liberados R$ 15 milhões em emenda de bancada da deputada Dalva. A execução dos trabalhos na unidade de saúde devem ser iniciados em novembro deste ano e incluirá a criação de uma unidade de tratamento de câncer, ampliação dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva, construção de um centro de resíduos sólidos e da nova cozinha hospitalar.
Segundo o secretário Municipal de Saúde de Macapá, Emanuel Bentes, que acompanhou Dalva e Lucenira na reunião, o SAMU conta atualmente com quatro ambulâncias, duas estão paradas para conserto e duas funcionam com dificuldade. A Secretaria de Saúde solicita a substituição das quatro unidades.
A reunião teve como resultado um futuro encontro da equipe técnica do Ministério da Saúde com os secretários de saúde estadual e municipal. O objetivo será verificar a situação e discutir o melhoramento da gestão desse serviço na capital.
De acordo com as deputadas, esse contato com o Ministério é de extrema importância, porque irá favorecer a saúde de Macapá de forma há melhorar a qualidade de vida da população. Dalva afirmou ainda que pretende, no próximo ano, empenhar mais recursos que beneficiarão o setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar