segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Senado Federal


Dornelles elogia liderança de Sarney na transição democrática e diz que sugestão de Tarso Genro ignora Lei da Anistia

"O Presidente Sarney, com seu sentimento de grandeza, humildade e firmeza que o caracteriza, venceu obstáculos extremamente complexos e conseguiu consolidar o regime de abertura política, procurando não reviver as situações e os fatos que, em determinado período, dividiram o País e os brasileiros".

Sen. Francisco Dornelles


O senador Francisco Dornelles (PP-RJ), em discurso nesta segunda-feira (4), criticou a iniciativa do ministro da Justiça, Tarso Genro, de sugerir punições aos militares que na época da ditadura torturaram presos políticos. Em declarações à imprensa na semana passada, Tarso Genro afirmou que essas práticas constituem crimes comuns, e não crimes políticos, e por isso seus autores não podem ser beneficiados pela Lei da Anistia, promulgada em 1979. "Vejo com espanto a proposta do ministro Tarso Genro de reabrir feridas políticas praticamente cicatrizadas. Qual a razão para ignorar a Lei de Anistia? O que se ganha com essa decisão?", questionou.
O parlamentar mencionou a postura do então candidato à Presidência, Tancredo Neves, que prometeu ao presidente da época, general João Batista Figueiredo, fazer uma campanha de alto nível, para "construir o futuro e não reviver o passado", e a do ex-presidente José Sarney, o qual assumiu o cargo com a morte de Tancredo Neves, e que, em sua opinião, venceu obstáculos complexos, consolidou o regime de abertura política e a democracia no país: "O Governo do Presidente Sarney uniu todas as forças políticas do País. Assumindo o cargo em decorrência de uma das maiores tragédias da política nacional, o Presidente Sarney, com seu sentimento de grandeza, humildade e firmeza que o caracteriza, venceu obstáculos extremamente complexos e conseguiu consolidar o regime de abertura política, procurando não reviver as situações e os fatos que, em determinado período, dividiram o País e os brasileiros. O Governo do Presidente Sarney, repito, consolidou de forma definitiva o regime democrático no País".
"Essa postura reabre feridas, nada constrói e só desunião pode criar. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria deixar claro que essa proposta tem caráter estritamente pessoal e não reflete a opinião do governo", sugeriu ainda Dornelles.

Elina Rodrigues Pozzebom / Agência Senado

Veja o vídeo do pronunciamento do senador
http://www.senado.gov.br/tv/noticias/segunda/tv_video.asp?nome=PL040808_11

Leia a íntegra do pronunciamento:
http://www.senado.gov.br/sf/atividade/Plenario/sessao/disc/listaDisc.asp?s=137.2.53.O

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar