quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Câmara Federal

Deputada Janete diz que saúde em Macapá é desumana

A deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP) registrou, na tribuna da Câmara dos Deputados, a precariedade do serviço público de saúde no município de Macapá, tanto na cidade quanto nos distritos de Maruanum, Bailique, Pedreira do Abacate, Pacuí e Fazendinha. “O atendimento é desumano”, protestou a socialista.


Ela contou que “mesmo com mais dinheiro repassado pelo Governo Federal, os serviços públicos estão ruins”. A socialista listou as carências enfrentadas pela população que busca atendimento médico nas unidades ambulatoriais e hospitais públicos: “Faltam médicos, enfermeiras, auxiliares, atendentes. Faltam desde agulhas para vacinação das crianças até microscópios e equipamentos de raio X. Nos postos não tem nem Aspirina”, detalhou a deputada.
Ela lamentou que as pessoas doentes sejam obrigadas a andar quilômetros a procura de atendimento médico. E ressaltou que a situação é ainda pior no Arquipélago do Bailique, distante 13 horas de barco desde o continente, pelo rio Amazonas. Não há atendimento médico no lugar.
A deputada Janete Capiberibe está confiante de que a situação possa mudar a partir do processo eleitoral em curso. “É preciso dar fim a este tipo de política que fez Macapá perder qualidade de vida e despencar no ranking de desenvolvimento humano”. Ela refere-se ao Índice FIRJAN de Desenvolvimento dos Municípios divulgado no sábado, 02, que dá a Macapá a pior colocação entre as capitais brasileiras, revelando que a situação piorou desde o ano de 2000 na comparação com as outras cidades do país.

Sizan Luis Esberci

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar