quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Senado Federal


Geovani Borges avalia positivamente os dez anos de privatização das telecomunicações brasileiras

Ao discursar nesta quinta-feira (7), o senador Geovani Borges (PMDB-AP) fez um balanço positivo dos dez anos da privatização das telecomunicações brasileiras. Para ele, a expansão da telefonia no Brasil "foi incrível nesse período".
- Desde julho de 1998, experimentamos um crescimento fascinante no setor - constatou.
De acordo com o senador, em 1998, o Brasil tinha 5,5 milhões de linhas de telefones celulares e, em 2008, esse número já passa dos 133 milhões. A quantidade de linhas de telefone fixo também teve significativo aumento, acrescentou Geovani Borges, passando de 19 milhões em 1998 para 40 milhões em 2008.
O número de usuários da Internet, continuou o senador, era de 1,4 milhão em 1998 e, agora, já ultrapassa os 40 milhões. Geovani Borges também disse que, há dez anos, existiam 17 telefones para cada cem habitantes no Brasil e, hoje, esse número chegou a 93 para cada cem.
- O que significa dizer que em dois anos o país terá mais telefone que gente. As telecomunicações, no país, são hoje praticamente o único setor de infra-estrutura que não traz nenhuma preocupação quanto à demanda futura - disse.
Geovani Borges informou ainda que os investimentos no setor saltaram de R$ 3 bilhões para R$ 17 bilhões no período. Mas, apesar dos avanços, disse o senador, há ainda a necessidade de o governo brasileiro promover uma reestruturação institucional das comunicações, aperfeiçoando a legislação do setor e fortalecendo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Outra área que necessita de aperfeiçoamentos, opinou Geovani Borges, é o atendimento aos usuários da telefonia.
- Clamo, ainda, pela ampliação geral dos serviços, com a utilização do Fundo de Universalização das Telecomunicações, o Fust, e dos bilhões excedentes do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações, o Fistel, com prioridade para segmentos como telecomunicações rurais, informatização das escolas e da saúde, uso intensivo da banda larga e Internet de alta velocidade - sugeriu.
Augusto Castro / Agência Senado

Leia o pronunciamento na íntegra:
http://www.senado.gov.br/sf/atividade/Plenario/sessao/disc/getTexto.asp?s=141.2.53.O&disc=24/2/S

Veja o vídeo do pronunciamento:
http://www.senado.gov.br/tv/noticias/quinta/tv_video.asp?nome=PL070808_15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar