segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Reinício dos trabalhos do Senado



Sarney e Maciel salvaram o dia


A sessão de reabertura dos trabalhos do Senado, sexta-feira, com quorum mais do que baixo, teria sido um desastre, não fosse a intervenção do senador José Sarney, apelando ao presidente Lula para não vetar a lei que proíbe a Polícia Federal de seqüestrar documentos em escritórios de advocacia. O ex-presidente sustentou o direito dos advogados de preservarem seus clientes, em nome do universal direito de defesa. Disse que será um retrocesso caso o presidente Lula vete a imunidade que devem ter os clientes dos advogados.
Pregou o senador Sarney que a fiscalização da performance dos advogados fique a cargo da OAB e até exemplificou que só no ano passado mais de mil advogados foram suspensos do exercício da profissão, tendo sido abertos contra eles processos na Justiça criminal.
O que não pode, acrescentou, é o Brasil descumprir acordos internacionais assinados há anos, inclusive durante o seu governo, de preservação do exercício da advocacia.
O tema é polêmico, admite contestações, porque não poderiam os advogados ser considerados acima e além da lei. Imunes a investigações da Polícia Federal envolvendo crimes, corrupção e similares. É possível que se chegue a um meio termo, tudo dependendo da decisão e do volume dos vetos a serem apostos ao projeto pelo presidente Lula, nos próximos dias.
O senador Marco Maciel também buscou evitar o malogro da sessão, discorrendo sobre a primeira década do século e o terceiro milênio, abordando a nova onda globalizadora que atravessa o planeta, graças à ciência e à tecnologia. Enalteceu o desenvolvimento das telecomunicações no País e fez observações sobre o que falta ser feito no setor, com ênfase para as atribuições da Agência Nacional de Telecomunicações.
Agora, fora essas duas participações, de Sarney e de Maciel, teria sido cômica se não fosse trágica a sessão de reabertura dos trabalhos do Senado. O senador Eduardo Suplicy falou mais de uma hora relembrando letras de canções modernas, referindo-se aos filmes a que assistiu durante o recesso parlamentar e batendo na mesma tecla por ele digitada há anos, o programa de renda básica de cidadania.
Também elogiou o governador Wellington Dias, do Piauí, estado que visitou durante sua recente lua-de-mel. Detalhou realizações do governo piauiense no plano da educação. Em seguida teceu loas ao debate realizado na noite da véspera pela TV Bandeirantes, reunindo os candidatos à prefeitura de São Paulo. Para ele, sua ex-mulher, Marta Suplicy, foi quem melhor desempenho apresentou.
Em suma, tomara que a primeira sessão deste segundo semestre não sirva de amostra para o que acontecerá pelo menos até as eleições de outubro. Em tempo: o presidente do Senado, Garibaldi Alves, não presidiu a sessão.


Não deixe de conferir a coluna do Carlos Chagas no "Tribuna da Imprensa" de domingo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar