domingo, 20 de março de 2011

Presença de ex-presidentes em homenagem a Obama é sinal de maturidade, diz Sarney 

- Esta é uma demonstração de maturidade política - celebrou o presidente do Senado, José Sarney, ao deixar o Ministério das Relações Exteriores. Ele afirmou ainda ser um "desejo do Senado" a construção de uma relação "cada vez mais estreita" entre os dois países.
Um dos pontos altos do encontro de Obama com a presidente Dilma Rousseff, durante a primeira visita ao Brasil do presidente norte-americano, foi a declaração de "apreço" de Obama pela aspiração brasileira a um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). A reivindicação brasileira, como recordou Sarney, vem desde o fim da II Guerra Mundial, quando foi criada a Liga das Nações, que depois veio a ser substituída pela ONU.
- Essa é uma aspiração velha, que vem desde a Liga das Nações. Eu mesmo, como presidente da República, em 1988, em discurso nas Nações Unidas, tive a oportunidade de, uma vez mais, reiterar essa reivindicação brasileira. O presidente Lula, com grande determinação, também percorreu o mundo inteiro pedindo solidariedade - recordou Sarney.
Também presente ao almoço no Itamaraty, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) entregou a Obama uma carta em que defende a aplicação, em todos os países das Américas, de uma política de renda básica de cidadania. Por sua vez, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) lembrou, ao deixar o almoço, que Brasil e Estados Unidos são "duas grandes nações unidas por interesses comuns".

Marcos Magalhães / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar