segunda-feira, 2 de abril de 2012

Capiberibe lembra história da ditadura e pede instalação da Comissão da Verdade


Em pronunciamento nesta segunda-feira (2), o senador João Capiberibe (PSB-AP) fez uma retrospectiva dos acontecimentos que culminaram no golpe militar de 31 de março de 1964, pedindo à presidente Dilma Rousseff que instale rapidamente a Comissão da Verdade, que terá a missão de esclarecer denúncias de violações dos direitos humanos no Brasil, de 1946 a 1988.
– A partir do golpe, o país amargou 21 anos de ditadura. Contra a democracia, rasgaram a Constituição, fecharam o Congresso, cassaram mandatos, prenderam, torturaram e exilaram centenas, milhares de brasileiros – disse o senador.
Para Capiberibe, a história do regime militar ainda é “mal contada” no país, não se resumindo ao que é ensinado nas escolas. Ele também prestou homenagem aos brasileiros que se sacrificaram para defender a democracia, citando como exemplo a própria presidente Dilma Rousseff.
Ao comentar comemorações realizadas por grupos de militares da reserva, Capiberibe afirmou que o dia 31 de março é, na verdade, um “dia de luto”. Ele ressaltou que só um regime democrático permite esse tipo de manifestação.
Em apartes, os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) se somaram ao pedido pela rápida implantação da Comissão da Verdade.

Agência Senado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar