quarta-feira, 11 de abril de 2012

Governo e oposição divergem sobre abrangência de CPMI para investigar caso Cachoeira


A criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará as relações entre o empresário Carlinhos Cachoeira e parlamentares depende do requerimento de instalação que está sendo elaborado na Câmara dos Deputados. De acordo com o líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (PT-BA), os senadores apresentaram sugestões ao texto que já estava sendo elaborado por deputados antes do acordo pela instalação de uma comissão mista do Congresso.
– Eles já estavam mais adiantados no pedido – justificou.
Senadores da oposição criticam a demora na elaboração do documento. De acordo com Alvaro Dias, líder do PSDB, a adesão do PT à CPMI está mais lenta desde que a oposição insistiu na elaboração de um pedido de instalação abrangente. Todo pedido de CPI tem de determinar o fato a ser investigado e delimitar o raio de alcance da investigação.
Segundo Alvaro, a oposição reivindica que a CPMI não investigue apenas parlamentares, como o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), mas também agentes públicos e privados nas mais diversas esferas de poder, inclusive no Executivo.
– Parece que há uma orientação política [da base governista] para que a CPI seja seletiva, ou seja, eles vão escolher seus alvos – disse Alvaro Dias.
O PT prefere não antecipar como será feita a divisão de poderes da CPMI. Questionado sobre a hipótese de o PMDB ocupar a presidência e o PT, a relatoria, pelo critério de proporcionalidade, Walter Pinheiro não quis comentar:
– Ainda nem temos o requerimento, nem as assinaturas. Vamos esperar.
Em entrevista à imprensa no final da tarde desta, Walter Pinheiro reiterou que deputados e senadores ainda discutem o fato a ser investigado por uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar as denúncias de envolvimento do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) e outros congressistas com o empresário de jogos Carlinhos Cachoeira.
Somente após a definição do fato determinado a ser investigado é que também terá início a coleta de assinaturas para a criação da comissão, bem como a designação dos integrantes que irão compor o colegiado. Esse entendimento será feito em conjunto por senadores e deputados, ressaltou Walter Pinheiro.
Com a criação efetiva da CPMI, a Justiça poderá encaminhar ao Legislativo os dados relacionados à investigação feita pela Polícia Federal, o que contribuirá para evitar especulações e favorecer o trabalho isento da comissão em relação aos investigados e Cachoeira, que se encontra preso em presídio de Mossoró (RN).

Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar