quinta-feira, 16 de junho de 2011

Festa de São Tiago no Amapá relembra batalhas entre mouros e cristãos

O Mazagão Velho, situado a 36 km da sede do município de Mazagão, foi fundado em 1770 com o objetivo de abrigar 163 famílias portuguesas vindas da costa africana

As festividades de São Tiago, realizadas no município de Mazagão, no Amapá guarda antigas tradições. No ápice da festa, uma representação teatral, mostra a encenação da lendária batalha entre mouros e cristãos. A festa atrai turistas de todo o estado e também da Guiana Francesa. Em 2011, o evento ocorrerá de 16 a 28 de julho, na Vila de Mazagão Velho.
De acordo com o Sebrae Amapá, a festa aquece a economia local e gera oportunidades de negócios para restaurantes, pousadas, guias de turismo, vendedores ambulantes, entre outras atividades.
Segundo a diretora técnica do Sebrae, Ana Dalva Ferreira,  por conta do aumento de turistas na região, muitas demandas estão sendo preenchidas com cursos capacitação nas áreas de atendimento.
“Além da festa de São Tiago, o município também abriga o sítio arqueológico dos povos Maracá, primeiros habitantes da região. Com base nessas informações, o Sebrae também traz ao município, cursos de Excelência no Atendimento, Higiene na Manipulação de Alimentos, Workshop de Teatro e o Curso Básico de Francês”, informou a diretora Ana Dalva.

História da Festa

O Mazagão Velho, situado a 36 km da sede do município de Mazagão, foi fundado em 1770 com o objetivo de abrigar 163 famílias portuguesas vindas da costa africana, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses e muçulmanos. Os colonos e seus escravos chegaram ao local em 1771.
Em 1777, em homenagem a São Tiago, os habitantes da cidade começaram a encenar as batalhas que cristãos e muçulmanos travaram no Continente Negro. A festa se baseia em uma lenda, que conta a aparição de São Tiago como um anônimo soldado que lutou heroicamente contra os mouros. O festejo atrai turistas e movimenta o comércio local. A Festa de São Tiago é a maior manifestação cultural e de fé de Mazagão. Em 2011, a manifestação religiosa completará 234 anos de tradição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar