quarta-feira, 22 de junho de 2011

Senado homenageia Rede Vida pelos 16 anos de atividade

O Senado dedicou a primeira parte da sessão desta terça-feira (21) para homenagear os 16 anos da Rede Vida de Televisão. Primeiro signatário do requerimento para realização da homenagem, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) afirmou que a emissora "tornou-se uma revolução na sociedade brasileira". Para o parlamentar, a Rede Vida é uma referência não somente para a comunidade cristã, mas também para a cidadania brasileira. Randolfe Rodrigues destacou, como características da emissora católica, o livre debate de ideias; a prevalência do interesse público sobre o privado; e a valorização da diversidade brasileira em sua programação. O senador também parabenizou o presidente da Rede Vida, o jornalista João Monteiro de Barros Filho, por sua determinação em criar "a maior emissora de TV católica do mundo", dedicada à promoção e defesa dos valores cristãos e da cidadania. O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse que a emissora cumpre dois compromissos fundamentais: elevar a qualidade da TV brasileira e difundir valores éticos, cívicos e morais. Para ele, a Rede Vida é "plenamente identificada com valores universais da família, da Justiça, do trabalho e do bem comum". O senador também lembrou que a programação da emissora pode ser sintonizada nas 500 maiores cidades do país e alcança 110 milhões de pessoas. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) lembrou que a disputa pelo canal 11 de São José do Rio Preto (SP), cidade-sede da emissora, foi muito acirrada e destacou a importância do presidente do Senado, José Sarney - então presidente da República -, para que o jornalista João Monteiro de Barros Filho conseguisse a concessão.
- Ao homenagear a Rede Vida, temos também que homenagear com muita força e muita alegria o presidente desta casa, o senador José Sarney - disse a senadora.

Disputa

O presidente da Rede Vida, João Monteiro de Barros Filho, contou que, no início dos anos 90, já tinha duas rádios e um jornal, mas representantes do Ministério das Comunicações diziam que ele não conseguiria uma concessão de televisão. O fundador da rede disse que, no entanto, o então diretor do Ministério em São Paulo, Marcelo Coutinho da Silva - hoje presidente do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã, entidade mantenedora da Rede Vida - o incentivou a disputar a concessão de um canal em São José do Rio Preto. Ele agradeceu ao presidente do Senado, senador José Sarney, que fez a outorga quanto era presidente da República. Sarney agradeceu os elogios e lembrou que a concessão de um canal de TV é muito disputada, porque representa, entre outras coisas, interesses comerciais e uma visão de opinião pública.
- A inspiração que ele tinha foi o que motivou imediatamente que todos o escolhêssemos, porque sabíamos que estávamos abrindo uma nova era na televisão brasileira - contou.
O presidente do Senado disse que o propósito, ao viabilizar a concessão para a Rede Vida, era a construção de uma TV que trouxesse, em sua programação, ensinamentos morais e éticos. Para ele, o nome de João Monteiro de Barros Filho ficará na história da televisão brasileira.
José Sarney afirmou que tinha também grande gratidão, uma vez que sua mãe passou as tardes de seus últimos anos "pregada ouvindo a Rede Vida todas as tardes". De acordo com o presidente do Senado, a Rede Vida era "seu lugar de oração, seu lugar de ensinamento".
Outras homenagens Outros senadores se manifestaram durante a homenagem. A senadora Ana Rita (PT-ES) enfatizou a proposta da emissora de divulgar o evangelho com uma programação para a família e sem ficar restrita aos ideais religiosos. Ela elogiou a preocupação da emissora em manter em sua grade telejornais e programas de entrevistas que tratam da política de forma isenta e imparcial. O senador Wilson Santiago (PMDB-PB) afirmou que a Rede Vida é o "exemplo inequívoco de que é perfeitamente possível aliar uma programação de qualidade com a leveza do entretenimento televisivo". O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) informou que a Rede Vida terá sistema digital em todas as capitais brasileiras e nas 20 maiores cidades do interior de São Paulo. O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) afirmou que a Rede Vida "faz aumentar a esperança deste país, faz aliviar a dor e o sofrimento, sobretudo dos mais carentes, dos mais injustiçados". O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) afirmou que a Rede Vida é "um verdadeiro símbolo da sociedade brasileira, pelos valores que cultua e que promove". Disse também que a emissora tem o importante papel de levar a fé à população, além de ampliar e fortalecer os valores cristãos na família brasileira. A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) parabenizou a Rede Vida por defender princípios da fé cristã e princípios humanitários "que as sociedades brasileira e mundial tanto necessitam". A parlamentar afirmou que um mundo baseado nos valores da paz e da solidariedade precisa de meios de comunicação que reforcem esses valores. O senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou que a Rede Vida está "comprometida com o social, com o bem estar de nosso povo". O senador Geovani Borges (PMDB-AP) comentou que a Rede Vida "aproxima as distâncias e segue pelos grotões do país na proposta de uma vida melhor para todos". O senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse que a criação da Rede Vida foi feliz até na escolha de seu nome. O representante gaúcho desejou que a emissora incomode cada vez mais os canais comerciais que veem no aumento da audiência e no consequente lucro sua principal razão de funcionamento. O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) afirmou que a emissora tem "uma programação diversificada, capaz de interessar a um público amplo e variado". A trajetória da rede, segundo o parlamentar, é um dos maiores exemplos de sucesso no campo das comunicações no Brasil.

Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar