segunda-feira, 27 de junho de 2011

Sarney elogia eleição de José Graziano para comandar a FAO

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), elogiou a eleição do brasileiro José Graziano para a diretoria-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês). Segundo Sarney, o ex-ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, entre 2003 e 2004, conhece bem o problema da má distribuição de alimentos no mundo.
- Ele foi o idealizador do programa Fome Zero e, ao mesmo tempo, é grande conhecedor de programas de distribuição alimentar no mundo - disse Sarney ao chegar ao Senado nesta segunda-feira (27).
O agrônomo e professor José Graziano, que coordenou a elaboração do programa Fome Zero no governo Lula, venceu a disputa com o ex-chanceler espanhol Miguel Ángel Moratinos por 92 votos a 88.
Graziano, que é representante regional da FAO na América Latina desde 2006, será o primeiro latino-americano a presidir a instituição, fundada em 1945. Ele sucede o senegalês Jacques Diouf, que ocupa o cargo de diretor-geral há 17 anos. Seu mandato vai de 1º de janeiro de 2012 a 31 de julho de 2015.
Ele visitou o Senado em maio para solicitar o apoio do Congresso Nacional à sua candidatura.
- O número de famintos cresce na maior parte das regiões, exceto em países como o Brasil que tiveram programas para a erradicação da fome e, agora, um programa para a erradicação da miséria - disse ele, na ocasião.

Rodrigo Baptista / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar