segunda-feira, 27 de junho de 2011

Conheça os produtos da Agência Câmara de Notícias

BOLETIM ELETRÔNICO

Boletim é enviado diariamente por e-mail para cerca de 60 mil cadastrados, sempre às 18h30, com a cobertura das atividades legislativas. O leitor pode escolher, entre 21 temas, os assuntos sobre os quais deseja receber notícias: administração pública, agropecuária, assistência social, cidades, ciência e tecnologia, comunicação, consumidor, direito e justiça, direitos humanos, economia, educação e cultura, esportes, indústria e comércio, meio ambiente, política, relações exteriores, saúde, segurança, trabalho e previdência, transporte e trânsito, e turismo. A escolha dos assuntos de interesse permite ao leitor receber apenas o que realmente deseja ler e saber. 

TWITTER


Twitter da agência foi o primeiro perfil institucional do Brasil a receber o selo de autenticidade da ferramenta. As principais notícias da Agência Câmara são divulgadas, diariamente, no Twitter, que conta atualmente com 18.575 seguidores. Outro diferencial é que a Agência responde a todas as perguntas que são incluídas pelos usuários. 


FACEBOOK


O perfil da Agência no Facebook, criado em outubro de 2010, tem 1.435 “curtidores”. As principais notícias do dia, postadas nesse serviço, são comentadas, compartilhadas e curtidas pelos internautas, que acompanham tudo com muito interesse e participação. 


PARTICIPAÇÃO EM AUDIÊNCIAS PÚBLICAS


A Agência Câmara, em parceria com as comissões permanentes, estabelece uma pauta de assuntos mais importantes e trabalha na divulgação de um evento por semana para que os internautas encaminhem suas dúvidas por e-mail até a hora da audiência pública. Essas perguntas são lidas pelos deputados e respondidas prontamente pelos convidados da audiência, enquanto os internautas acompanham tudo ao vivo pela internet, no sistema webcâmara. O serviço começou a ser oferecido em março deste ano, com a primeira audiência da Comissão Especial da Reforma Política. Os temas escolhidos devem ter grande interesse público, como o uso de cartão de crédito. Essa possibilidade de participação da sociedade nos eventos foi muito elogiada pelos internautas nas redes sociais e pelos deputados envolvidos.


ENQUETES
Na home-page da Agência há sempre uma enquete sobre propostas em tramitação. As matérias sobre apresentação, aprovação ou rejeição de propostas também contam com enquete específica.


COMENTÁRIOS
Todas as notícias sobre projetos e reportagens ao final do dia, assim como as pautas mais importantes, recebem um link para comentários dos internautas. Assim, a Agência abre mais um espaço para os usuários participarem, deixando sua opinião sobre o assunto tratado. Em alguns casos, uma só notícia chega a receber de 150 a 200 comentários. No mês de maio, por exemplo, quando ocorreu a votação do Código Florestal e diversas manifestações no Palácio do Congresso, foram registrados 2.089 comentários.

LINKS PARA REDES E ENVIO
Todas as matérias incluídas recebem ícones para que os interessados possam publicar o texto em seus perfis no Twitter, Facebook, Orkut, ou ainda enviar a matéria para algum e-mail. Assim, a Agência facilita a divulgação da informação de maneira rápida e precisa.

LINKS PARA CONTATO COM DEPUTADOS
Todas as matérias também recebem ícones para as pessoas poderem comentar o tema com os deputados relacionados na notícia. É uma forma de o cidadão se aproximar da atividade legislativa e poder encaminhar diretamente ao parlamentar sua análise sobre o assunto, manifestar sua opinião ou apresentar sugestões. O comentário segue para os deputados por e-mail, sem mediação.

BATE-PAPO
A Agência promove bate-papos pela internet entre relatores de projetos polêmicos e a sociedade. É uma forma de participar efetivamente do processo legislativo, enviando críticas e sugestões ao deputado que tem, naquele momento, o poder de alterar o projeto de lei. Vários relatórios já prontos foram alterados pelos deputados depois da participação e sugestão de internautas nos chats.

PREVISÃO DA COBERTURA DO DIA 
Diariamente, a Agência Câmara divulga na Agenda do Dia a previsão de cobertura jornalística de cada reunião e votação do dia, indicando, inclusive, se haverá também acompanhamento em tempo real. O serviço é útil principalmente para as associações, órgãos e jornalistas que cobrem a atividade legislativa.

RSS TEMÁTICO
Para quem precisa da informação instantânea, a Agência oferece o serviço de RSS temático, pelo qual o leitor recebe, em seu computador, as últimas notícias do assunto de seu interesse sem precisar acessar o site.

WIDGETS

São janelas que a Agência disponibiliza para o internauta colocar em seu site ou blog e que exibem as quatro últimas notícias do tema que ele escolher, entre as 21 principais áreas de cobertura da Câmara. De maneira simples e prática, ele leva o conteúdo produzido sobre a atividade legislativa diretamente para seu site ou blog e permite que a informação chegue a um número cada vez maior de cidadãos.

NOTAS SOBRE DISCURSOS
A Agência publica notas sobre os discursos (grandes e pequenos expediente) que os deputados fazem em plenário. Elas são divididas por estado, mas também podem ser pesquisadas por deputado ou tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar