terça-feira, 28 de junho de 2011

Marco Maia: canal digital aproxima a Câmara da sociedade

Rodolfo Stuckert
Presidente Marco Maia
Marco Maia inaugurou hoje o canal digital da TV Câmara em Brasília.
O presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou nesta terça-feira, ao inaugurar a transmissão digital da TV Câmara no Distrito Federal, que o canal digital vai ampliar a aproximação da Câmara com a sociedade. “Precisamos estar cada vez mais conectados com a tecnologia, mas o grande motivo desse projeto é aproximar cada vez mais a Câmara da sociedade, apresentar a Câmara de forma transparente”, disse.

Maia lembrou que a intenção é ampliar o sinal da TV Câmara para todas as capitais brasileiras, o que faz parte de uma política de fortalecimento das ferramentas de relacionamento do Parlamento com a sociedade. “Quanto mais transmitirmos em sistema digital e aberto, mais estaremos divulgando as ações do Parlamento, que têm influência decisiva na vida dos cidadãos.”O canal digital da TV Câmara no DF estará disponível na TV aberta, totalmente gratuito. Pelo canal 61, o público poderá assistir ao mesmo tempo a sessões do Plenário e a reuniões das comissões. Para sintonizá-lo, o cidadão precisará ter um conversor para TV digital (set top box) ou uma TV com conversor integrado. A transmissão digital também permitirá ao público acompanhar as notícias e sessões da Câmara por meio do telefone celular.
O deputado Izalci (PR-DF), que foi secretário de Ciência e Tecnologia do DF, disse que a população da capital é bastante politizada e que o canal digital deverá provocar um grande interesse.
Ceará
Durante a cerimônia, também foi assinado convênio com a TV Assembleia do Ceará, para viabilizar a transmissão do sinal da TV Câmara naquele estado, em parceria com aquela emissora.

O presidente da Assembleia do Ceará, deputado Roberto Cláudio, afirmou que as TVs legislativas trouxeram um novo conceito de representação popular e o aumento do controle social do Parlamento. Ele afirmou que TV Assembleia do Ceará está no ar há mais de cinco anos, com sinal analógico, e está honrada com a parceria com a TV Câmara, com a qual vai compartilhar recursos para a transmissão digital.
Ambiente democrático
A secretária de Comunicação da Câmara, Sueli Navarro, afirmou que este momento é importante não apenas para a TV Câmara, mas para a consolidação da democracia no Brasil. “Estamos colocando ao vivo as discussões do Plenário, que é um grande ambiente democrático, com defensores de todas as ideias e interesses da sociedade”, disse ela. Sueli lembrou que os mecanismos de interatividade a serem implantados vão permitir cada vez mais a participação da sociedade nas decisões da Câmara.

O centro de transmissão inaugurado nesta terça-feira funciona na Estrada Parque Contorno - DF 001, KM 1, Colorado.
Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar