A convite do líder do PTB, senador Gim Argello (PTB-DF), a bancada do partido se reuniu hoje, as 9h30, com os líderes do Senado para debater a pauta de projetos prioritários para o Congresso em 2012. Também foi convidado o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). Durante café da manhã, alguns dos líderes partidários da Casa decidiram realizar um nova reunião na próxima semana com todas as lideranças do Senado destinada a estabelecer uma agenda de projetos prioritários para exame neste ano. De acordo com o líder do PTB, Gim Argello (PTB-DF), a reunião deverá ser convocada para terça-feira (7) pelo presidente José Sarney. Ele também acredita que a partir dessa data os senadores deverão votar em Plenário alguns dos projetos em tramitação na Casa. Segundo o líder do PMDB, Renan Calheiros (PMDB-AL), dentre os projetos que deverão ser incluídos na pauta está a chamada "PEC do CNJ" - a proposta de emenda à Constituição 97/2011, que trata das competências do Conselho Nacional de Justiça e da Corregedoria Nacional de Justiça. Outros projetos que merecerão atenção dos senadores, de acordo com Renan Calheiros, são o Estatuto da Juventude (PLC 98/2011), que está na CCJ, e projetos que estão na Câmara dos Deputados como o Código Florestal, a Lei Geral da Copa de 2014 e o projeto de lei que institui a previdência complementar dos servidores públicos (PL 1992/2007).
- É importante construir uma agenda e unificar todos os partidos em torno dela para que o Senado efetivamente funcione - disse o senador.
Além desses projetos citados por Renan, Gim Argello mencionou ainda a necessidade de os parlamentares examinarem temas polêmicos como a partilha dos royalties do petróleo e a fixação de um novo modelo para o ICMS. Participaram do café da manhã nesta quinta-feira o presidente José Sarney; alguns líderes partidários no Senado; senadores do PTB e o presidente do partido, Roberto Jefferson; além do líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vacarezza (PT-SP).
Rodrigo Baptista / Agência Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário