Já se encontra nas mãos do presidente do Senado
Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), o balanço de um milhão e dezoito mil
manifestações do serviço Alô Senado, reunidas nos últimos 12 meses. Os números
e o teor da participação popular foram solicitados pelo presidente do Senado,
Renan Calheiros (PMDB-AL), assim que assumiu a Presidência do Senado. Renan
Calheiros ao receber o balanço afirmou que irá analisá-lo profundamente, pois
que o exercício da Presidência do Senado deve ter sempre em vista o desejo da
sociedade por um Congresso mais ágil, transparente e preocupado com os
problemas dos cidadãos. O aumento das penas por assassinatos, o endurecimento
das punições para motoristas que dirigem embriagados, a ampliação das
possibilidades de aborto, leis contra a homofobia e a necessidade de penas mais
rigorosas para quem maltrata animais são as principais preocupações da
população brasileira com relação ao Congresso Nacional. Em destaque, o Projeto
de Lei do Senado 236/2012, que institui um novo Código Penal Brasileiro, com
44% das demandas por mudanças recolhidas pelo serviço Alô Senado. Diversos
outros temas de grande repercussão na vida dos cidadãos também fazem parte das
manifestações populares, tais como aposentadoria e previdência, saúde,
educação, administração pública e as Comissões Parlamentares de Inquérito
realizadas no Congresso. O balanço foi realizado pela Central de Relacionamento
do Cidadão com o Senado Federal, serviço que irá integrar a Secretaria de
Transparência e Controle Social e que recebe diariamente milhares de
manifestações enviadas pela Internet e por telefone de forma gratuita e vindas
de todas as partes do Brasil. Segundo Gilvan Andrade, coordenador do Alô
Senado, o serviço além de receber as mensagens sete dias por semana, 24 horas
por dia, aplica pesquisas de opinião pública com todo o rigor científico, a fim
de assessorar o trabalho dos parlamentares. Além do serviço de recepção das
mensagens, no último ano, o Alô Senado prestou 33 mil informações de interesse
público pelo telefone da Central de Relacionamento (0800 61 22 11). Criado há
15 anos como um serviço de atendimento telefônico gratuito, o Alô Senado foi a
primeira iniciativa desse tipo a ser criada por um órgão legislativo, e hoje se
destaca por atender qualquer cidadão em suas dúvidas e demandas pertinentes às
atividades do Congresso Nacional, tanto pelo telefone quanto pela Internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário