quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

“Alô Senado” recebe mais de um milhão de manifestações de populares


Já se encontra nas mãos do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), o balanço de um milhão e dezoito mil manifestações do serviço Alô Senado, reunidas nos últimos 12 meses. Os números e o teor da participação popular foram solicitados pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), assim que assumiu a Presidência do Senado. Renan Calheiros ao receber o balanço afirmou que irá analisá-lo profundamente, pois que o exercício da Presidência do Senado deve ter sempre em vista o desejo da sociedade por um Congresso mais ágil, transparente e preocupado com os problemas dos cidadãos. O aumento das penas por assassinatos, o endurecimento das punições para motoristas que dirigem embriagados, a ampliação das possibilidades de aborto, leis contra a homofobia e a necessidade de penas mais rigorosas para quem maltrata animais são as principais preocupações da população brasileira com relação ao Congresso Nacional. Em destaque, o Projeto de Lei do Senado 236/2012, que institui um novo Código Penal Brasileiro, com 44% das demandas por mudanças recolhidas pelo serviço Alô Senado. Diversos outros temas de grande repercussão na vida dos cidadãos também fazem parte das manifestações populares, tais como aposentadoria e previdência, saúde, educação, administração pública e as Comissões Parlamentares de Inquérito realizadas no Congresso. O balanço foi realizado pela Central de Relacionamento do Cidadão com o Senado Federal, serviço que irá integrar a Secretaria de Transparência e Controle Social e que recebe diariamente milhares de manifestações enviadas pela Internet e por telefone de forma gratuita e vindas de todas as partes do Brasil. Segundo Gilvan Andrade, coordenador do Alô Senado, o serviço além de receber as mensagens sete dias por semana, 24 horas por dia, aplica pesquisas de opinião pública com todo o rigor científico, a fim de assessorar o trabalho dos parlamentares. Além do serviço de recepção das mensagens, no último ano, o Alô Senado prestou 33 mil informações de interesse público pelo telefone da Central de Relacionamento (0800 61 22 11). Criado há 15 anos como um serviço de atendimento telefônico gratuito, o Alô Senado foi a primeira iniciativa desse tipo a ser criada por um órgão legislativo, e hoje se destaca por atender qualquer cidadão em suas dúvidas e demandas pertinentes às atividades do Congresso Nacional, tanto pelo telefone quanto pela Internet.

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