J.Batista
A instalação das comissões deverá ocorrer no mesmo dia da próxima reunião de líderes.
O PT pediu mais tempo e a definição dos presidentes das comissões permanentes da Câmara ficou para a terça-feira (6), às 10 horas. Segundo o líder do partido, deputado Jilmar Tatto (SP), a instalação de todos os colegiados será realizada nesse mesmo dia.
O PT, que tem direito a fazer a primeira, a terceira e a nona escolhas, já decidiu pela presidência da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), mas ainda não definiu quais serão os outros dois colegiados que pretende presidir.
Há um grupo petista que reivindica a presidência da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, na tentativa de diminuir o poder dos deputados ligados ao agronegócio no colegiado, atualmente comandado pelo DEM.
O líder do DEM, deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), não manifestou preocupação com a investida do PT sobre a Agricultura. “O PT tem direito a fazer a sua escolha. A Comissão de Agricultura não seria prioridade do nosso partido”, disse ele, que não revelou quais comissões o DEM quer presidir. O partido terá direito à sétima e à 17ª escolhas.
Adiamento
O líder do PSDB, deputado Bruno Araújo (PE), voltou a criticar o adiamento da instalação das comissões. “Espero que essa não seja uma manobra para impedir a oposição de requerer nas comissões a convocação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e dos dirigentes do Banco do Brasil [para prestar esclarecimentos sobre supostas irregularidades]”, afirmou. Segundo ele, “um dia a mais dado para o governo é um dia retirado da oposição”.
Jilmar Tatto, no entanto, contestou os argumentos do líder tucano. Segundo ele, não haverá prejuízo para as comissões, pois ficou acordado entre os líderes que os colegiados seriam instalados na próxima semana. “Se fechássemos o acordo sobre as comissões, elas só seriam instaladas na semana que vem. Hoje nós concordamos em decidir na próxima terça-feira e instalar as comissões no mesmo dia; portanto, não haverá tempo perdido”, disse.
Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Juliano Pires
Edição - Juliano Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário