terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Sarney: salário mínimo proposto pelo governo deve ser aprovado no Senado

Em entrevista a jornalistas na manhã desta terça-feira (15), o presidente do Senado, José Sarney, voltou a defender o salário mínimo de R$ 545, valor proposto pelo governo de Dilma Rousseff para 2011. De acordo com Sarney, as duas maiores bancadas na Casa, PMDB e PT, já estão de acordo quanto à aprovação do projeto (PL 382/11) do governo que, como observou, deve ser aprovado no Senado.
- Teremos algumas divergências naturalmente, mas nada que comprometa a votação - disse.
Segundo Sarney, apesar de encontrar resistência por parte de alguns partidos e das centrais sindicais, a fórmula, acertada ainda no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com as centrais sindicais, precisa ser mantida. Ela estabelece que o reajuste do salário mínimo deve ser feito com base na inflação do ano anterior mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.
O projeto com o reajuste do salário mínimo para este ano está em exame na Câmara dos Deputados. Além de alterar o valor definido pela MP 516/10, que fixou o salário em R$ 540,00, o PLC 382/11 estabelece a política de valorização para os próximos anos, usando as mesmas diretrizes do acordo entre as centrais sindicais e o governo anterior.

Projeto da reforma política sai em 45 dias

O presidente do Senado, José Sarney, disse, nesta terça-feira (15), que a Comissão da Reforma Política, que será instalada no próximo dia 22 - data definida em acordo entre os membros - terá de cumprir impreterivelmente o prazo de 45 dias para elaborar um anteprojeto sobre o tema.
Sarney havia anunciado na segunda-feira (14) que a comissão seria instalada nesta terça-feira (15), mas, em razão da solicitação de seus integrantes, os trabalhos terão início na próxima semana.
- Vamos atrasar em uma semana, mas o prazo de 45 dias vai ser impreterível - salientou.
Segundo o presidente do Senado, a comissão, que será presida pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ), debaterá temas para a elaboração de um anteprojeto a ser posteriormente examinado pelo Plenário do Senado.

Rodrigo Baptista / Agência Senado


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar