A Diretoria-Geral do Senado Federal (DGER) implementou nesta terça-feira (24) a primeira ferramenta do Programa de Gestão Participativa, um “espaço para compartilhamento de ideias e elaboração de propostas”. Por meio do "Ideias em Ação", as propostas de servidores efetivos e comissionados serão recebidas diretamente pela alta administração da Casa. Elas serão avaliadas sob diversos aspectos, como legalidade, e encaminhadas às áreas afetadas.
De acordo com a diretora-geral do Senado, Dóris Peixoto, as sugestões serão debatidas com as unidades envolvidas em reuniões periódicas e serão adotadas sempre que possível. Quando não for o caso, a unidade deverá apresentar uma justificativa. Nas duas situações, o autor da proposta receberá uma resposta com as explicações.
As ideias deverão ser enviadas por meio de um link, disponível no menu esquerdo da página principal da intranet, e poderão ser divididas em temas como “eliminação da burocracia excessiva” ou “substituição dos processos mecânicos pelos eletrônicos”. No momento em que cadastrar a sugestão, o servidor também fará a opção entre divulgá-la ou não.
Iniciativas
O novo programa se une a outras medidas administrativas que vêm sendo realizadas em busca da modernização da gestão da instituição. Além do Programa de Gestão Participativa, o Senado implementou neste ano o ProResultados, pelo qual os diversos setores passaram a trabalhar com metas e indicadores na gestão de suas atividades. Outra ação recente foi a regulamentação, na última sexta-feira, 20, do Programa de Desenvolvimento Gerencial, responsável pela capacitação continuada daqueles que ocupam cargos de gestão – direção e chefia - no Senado. Desde o ano passado, a ação já vinha sendo realizada de forma experimental em parceria com a Câmara dos Deputados. Nesse período, foram realizadas nove turmas, capacitando um total de 184 chefes de serviço. A diretora lembrou ainda do ciclo de palestras Conhecendo o Senado que, criado inicialmente para preparar novos servidores comissionados que chegaram com a renovação de dois terços da nova legislatura, tem se mostrado como um canal de aproximação da Casa com servidores efetivos.
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