quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Desistência de empresas paralisam obras na ponte binacional

Todos os prazos de inauguração previstos anteriormente estão comprometidos; agora, tráfego terrestre entre o Amapá e a Guiana Francesa deverá ser aberto apenas em meados de 2012

A ponte binacional sobre o rio Oiapoque está com todos os seus prazos de conclusão comprometidos. O tão badalado prazo de dezembro de 2011, em julho deste ano já estava comprometido, em virtude da lentidão das obras, no lado brasileiro.
Depois, a conclusão e abertura ao tráfego da ponte seria em janeiro ou fevereiro de 2012. Há confirmação de que isso não será possível porque as obras vão ficar paradas pelo menos até janeiro. Ontem, o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Estado da Assembleia Legislativa, Paulo José, informou que as obras na cabeceira da ponte binacional, do lado brasileiro, estão totalmente paradas. PJ explicou que a paralisação dos serviços é em decorrência da empresa vencedora da licitação aberta pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) não ter asssumido o serviço. A segunda empresa vencedora também não aceitou trabalhar. Segundo o deputado Paulo José, as desistências empresariais foram decorrentes do valor das obras prometido pelo governo federal, através do Dnit. Assim sendo, nova licitação ficou de ser aberta somente em janeiro de 2012, o que levará a conclusão e inauguração das obras somente para meados do próximo ano. Enquanto isso, a cabeceira da ponte pelo lado francês está completamente estruturada, até mesmo com dependências policiais e de serviços de alfândega. O deputado Paulo José acredita que apesar desse atraso, as relações entre Brasil e França não serão estremecidas, uma vez que no âmbito da Comissão de Relações Exteriores há avanços de negociações que podem esperar um pouco mais a inauguração da ponte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar