segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Plenário deve votar nesta terça projetos sobre dívida ativa e agências de turismo

J.Batista
Presidente Marco Maia concede entrevista
Maia: Câmara deve fazer esforço concentrado na próxima semana para limpar a pauta.
O presidente da Câmara, Marco Maia, anunciou que o Plenário deve votar na manhã desta terça-feira (1º) o projeto que permite negociação tributária com empresas inscritas na dívida ativa (PL 2412/07) e a regulamentação das atividades das agências de turismo (PL 5120/01). “Podemos ainda incluir acordos internacionais e resoluções da Casa nesta lista de propostas a serem votadas amanhã”, acrescentou.
O relator da proposta sobre dívida ativa será o líder do recém-criado PSD, deputado Guilherme Campos (SP). Marco Maia disse que a escolha não foi influenciada pelo partido do parlamentar. “Na reunião de líderes, ele foi o deputado de demonstrou ter mais conhecimento do assunto”, afirmou.
Marco Maia declarou ainda que não haverá análise de medidas provisórias (MPs) nesta semana, porque as propostas não estariam prontas para a votação, fato criticado pela oposição. “Não temos, por exemplo, o relatório da MP 542/11,  o relator não está em Brasília e talvez sequer teremos quórum [para votação]”, contestou o vice-líder do DEM Pauderney Avelino (AM).
Royalties

O presidente da Câmara disse também que amanhã deverá assinar o ato para constituir acomissão especial que vai analisar o projeto do Senado que trata da repartição dosroyalties e da participação especial sobre a exploração do petróleo (PLS 448/11). A proposta foi aprovada há duas semanas no Senado e inclui estados não produtores no rateio dos recursos. “É claro que a matéria é controversa, mas todos compreenderam que esse é o melhor caminho”, destacou.

Marco Maia afirmou que pretende convocar uma série de sessões extraordinárias consecutivas na terça, na quarta e na quinta-feira da próxima semana, a fim de permitir a votação do primeiro turno da Proposta de Emenda à Constituição que prorroga até 2015 a vigência da Desvinculação das Receitas da União (DRU), mecanismo que permite ao governo manejar 20% do Orçamento como quiser (PEC 61/11). A intenção, segundo Maia, também é limpar a pauta de votações. “Queremos votar todas as MPs e criar uma janela de dois dias com pauta liberada para votar outros projetos”, informou.
Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Marcelo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar