terça-feira, 22 de novembro de 2011

Coluna "Argumentos"

Prevenção

A deputada federal Fátima Pelaes, presidente do PMDB Mulher, mobilizou a bancada do partido para que cada parlamentar apresente uma emenda individual para a compra de mamógrafos em seu estado. “O câncer de mama é uma doença silenciosa, e a detecção precoce da doença aumenta e muito a chance de cura para milhares de mulheres”, diz.

Na fronteira

A Assembleia Legislativa deliberou pela realização de uma sessão solene em Caiena, reunindo todos os 24 deputados estaduais, numa experiência pioneira. Será durante a programação do Encontro Internacional Transfronteiriço, dia 2, mas há uma corrente que quer ver a reunião em Oiapoque, onde haverá evento da Justiça Federal.

Nosso açaí

O renomado biomédico brasileiro, conhecido como Doutor Bactéria, revelou já conhecer muitos hábitos amazônicos de se alimentar. Ele desenvolve, atualmente, um trabalho a respeito do consumo do açaí, que em breve dará divulgação. Enquanto isso segue divulgando 5º livro.

Alternativa

Em discurso na Tribuna do Senado, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) disse que é preciso federalizar a educação no Brasil. O parlamentar lembrou que o Plano Nacional de Educação (PNE) deve ser votado na próxima semana na Câmara dos Deputados. O PNE (Projeto de Lei 8035/2010) tem o deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR) como relator. Randolfe também é historiador e professor universitário.

À mesa

Autoridades estaduais sentam à mesa a partir desta terça-feira para debaterem o rateio de R$ 365 milhões que a arrecadação estadual aponta como “superávit orçamentário”. Os encontros serão mediados pela Assembleia Legislativa, através da Comissão de Oçamento, presidida pelo pedetista Keka Cantuária. Também tratarão da lei Orçamentária de 2012.

Vai falar

O padre Paulo Roberto, presidente do Instituto Ijoma de Combate ao Câncer, fez uma apelo ontem por ajuda oficial para a entidade. Segundo ele, pacientes estão morrendo no Amapá por falta de tratamento adequado. Ele confirmou presença em uma audiência pública na quinta-feira, no plenário da AL, quando vai dar mais detalhes sobre o problema. Saúde será o tema.

Debate franco

Por falar na audiência pública que irá debater o setor saúde, a autora da proposição que originou o debate foi a deputada estadual Roseli Matos (DEM), que está desdobrando-se na mobilização de autoridades, técnicos e lideranças populares para que se possa traçar um verdadeiro “raio-x” do setor. Há quem diga que o bicho vai pegar, mas tomara é que surjam alternativas.

Uma equação

Pergunta que não quer calar: como os candidatos a prefeito de Macapá - que são muitos - pretendem resolver o problema da falta de grana pelas bandas do Palácio Laurindo Banha. O atual prefeito Roberto Góes (PDT) revelou à coluna que este é um dos maiores gargalos e como é ansioso por natueza, já sofre até de pressão alta diante dos enormes desafios. Mas não larga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar