Em discurso no Plenário na quarta-feira passada (16), o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) disse que é preciso federalizar a educação no Brasil. O senador lembrou que o Plano Nacional de Educação (PNE) deve ser votado na próxima semana na Câmara dos Deputados. O PNE (Projeto de Lei 8035/2010) tem o deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR) como relator.
O senador disse que tem a impressão de que o PNE é insuficiente para o país, já que o projeto recebeu 2.900 emendas na Câmara dos Deputados. Para Randolfe Rodrigues, um dos temas mais importantes a ser abordado no PNE é a expansão do ensino superior. Ele lamentou que a iniciativa privada tenha mais ações nesse sentido do que o governo. Segundo o senador, essa expansão deve focar nas instituições públicas de forma regionalizada.
Randolfe Rodrigues disse ainda que é preciso investir na formação de mestres e doutores, até para o Brasil ser melhor representado na comunidade internacional. O senador lamentou o fato de que a Região Norte tenha poucos mestres e doutores e disse que o Amapá tem apenas 16 instituições de ensino superior, sendo que apenas duas são públicas. Segundo o senador, essa situação mostra as desigualdades regionais e reforça a necessidade de um novo debate sobre o pacto federativo.
- Precisamos combater as desigualdades regionais e construir uma nação mais igualitária. A região amazônica precisa com urgência de mais investimentos em educação - disse o senador.
Da Redação / Agência Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário